Patagonia - Luso Expedition

Equipa - Ricardo e Filomena

Percurso
Sponsors





Media Partners




DE BALMACEDA ATE USHUAIA
Data: 12 Novembro a 08 de Dezembro de 2011
Duração: 28 etapas
Distância: 2.200 km. (1.500 km fora de estrada)
Descrição: Em ano de dificuldades – não resistimos à tentação - decidimos viajar para outro continente com uma aventura em português. Atravessaremos, em autonomia e de forma sustentável, despretensiosa, ecológica e solidária a Patagónia e a Tierra del Fuego com o auxílio da bicicleta.
A Patagónia é um dos locais mais apaixonantes e ricos em contrastes do planeta. É um mundo sem fim. Nesta latitude, tudo é desafio e o frio eterno. As dificuldades passarão a ser duelos constantes e variados (autonomia, orientação, clima instável, temperaturas negativas, etc).
O itinerário para superar os 2200 kms foi estruturado, planeado e redigido a lápis. Não passa de um rascunho porque os ventos patagónios são um factor limitante na quilometragem diária.
Serão 28 etapas por esta Terra longínqua que ultrapassa os horizontes da imaginação. Com os Andes ao nosso lado e com alguns troços coincidentes com a mítica RUTA 40, a pan-americana e a carretera austral, cruzaremos diversas vezes as fronteiras do Chile e da Argentina, avistaremos glaciares, cumes gelados, extensas e estéreis planícies, e muito antes de chegarmos ao fim do mundo na cidade austral de Ushuaia, atravessaremos o estreito de Magalhães e, ainda temos toda a Tierra del Fuego para desfrutar.
É uma expedição com causa solidária. É uma expedição com efeito positivo.
Locais a visitar: Na patagónia chilena e argentina: Lago General Carrera; El Chalten e Laguna del Desierto; El Calafate e "Los Glaciares"National Park (Glaciar Perito Moreno), Torres del Paine e Puerto Natales, Punta Arenas.
Na Tierra del Fuego: Porvenir; Lago Blanco, Rio Grande, Tolhuin e Ushuaia.
Dificuldade: A distância do aeroporto de Balmaceda até Ushuaia é superior a 2200 kms. Exceptuando as ligações de barco para ultrapassar os glaciares e o estreito de Magalhães, todo o itinerário será feito em bicicleta em regime de autonomia. A distância foi dividida em 28 dias para se pedalar a uma média diária de 6h a 16 Km/h. O total de subidas diárias é inferior a 2000 m.





Planeamento provisório
Dia 1: Santiago do Chile
Chegada a este aeroporto depois de voarmos de Lisboa.
Alojamento: aeroporto
Dia 02 - Santiago do Chile para a Patagónia:
Chegada ao aeroporto de Balmaceda.
Alojamento: aeroporto
Dia 03 e 04: Balmaceda – Algures na Carretera Austral
Nestes dois dias a pedalar, o local de pernoita é desconhecido. Apenas sabemos que a distância até uma zona habitada, é muito longe. Antes de chegarmos à Carretera Austral, vamos rodear o Lago General Carrera e só o tempo dirá onde iremos dormir.
Alojamento: camping
Dia 05: Algures na Carretera Austral - Cochrane
Continuaremos na Carretera Austral e passaremos o imenso lago junto a Puerto Rio. Terminamos a etapa em Cochrane onde esperamos dormir numa pensão.
Alojamento: pensão
Dia 06: Cochrane - Tortel
Hoje é aquele dia em que o sentido é sudoeste. Avançamos para o interior da Patagónia junto aos glaciares.
Alojamento: pensão
Dia 07: Tortel - Vila O’Higgins
O isolamento é total, nesta etapa vamos tentar apanhar o barco em Puerto Yungay para desembarcar em Rio Bravo. Estes 2 portos são apenas rampas de cimento. Não desanimamos porque sabemos que ainda faltam 100 kms de muitos cenários para ver.
Alojamento: pensão
Dia 08 Vila O’Higgins - Candelario Mancilla
Esta etapa a pedalar tem menos um digito que as restantes. São apenas 10 kms para se fazer mais algumas ligações de barco em puerto Bahamondez, cruzar a fronteira e passar junto dos rios Mosco e Mayer.
A explicação para esta distância é simples, temos de ultrapassar alguns trilhos pouco cicláveis e fiordes para chegar à arredada estância de Candelario Mancilla ou acampar perto da Laguna del Desierto.
Alojamento: Estância
Dia 09: Candelario Mancilla - El Chaltén:
Os caminhos continuam a ser pouco recomendáveis para as duas rodas e a Laguna del Desierto um obstáculo natural que temos de ultrapassar para podermos entrar no Parque Nacional Los Glaciares onde ficaremos em El Chaltén.
Alojamento: pensão
Dia 10 a 12: El Chaltén to Calafate
A mítica RUTA 40 aproxima-se. É um autêntico desafio entrar nesta imensidão de caminho onde os relatos contam que os ventos castigam os ciclistas e os projectam para fora de estrada. A distância a vencer (280kms), obriga-nos a ter que dividir esta etapa. O local para pernoitarmos continua a ser uma incógnita
Há quem faça esta ligação com viatura de apoio. Nós temos as pernas e a vontade.
Alojamento: camping
Dia 13: El Calafate- Glaciar Perito Moreno
Dia de descanso para visitar de autocarro o glaciar Perito moreno.
Alojamento: camping
Dia 14 a 21: El Calafate – Punta Arenas
De volta à RUTA 40, o duelo para conquistar 600 kms continua. As incertezas e o desconhecimento continuam a ser portas abertas para que tudo possa acontecer.
As Torres del Paine e o monte Fitz Roy serão sempre belos pontos de referência.
Alojamento: camping
Dia 22: Punta Arenas - Porvenir
Neste importante porto comercial, andaremos de ferry-boat para cruzarmos o estreito de Magalhães até atracar em Porvenir, cidade da Tierra del Fuego.
Alojamento: camping
Dia 23: Porvenir - Onaisin
Mais de vinte dias depois da nossa partida, hoje serão os primeiros 100 kms na Tierra del Fuego. Vamos ladear a bahia inútil e tentar resistir ao imenso frio que se faz sentir nesta latitude.
Alojamento: camping
Dia 24: Onaisin - Cameron
As grandes estepes, as vistas intermináveis e os ventos patagónicos serão um autêntico cartão-de-visita desta região. Algo que, de certeza nunca esqueceremos.
Alojamento: Hosteria
Dia 25: Cameron - Lago Blanco
A interioridade mantém-se nesta província. Neste itinerário há quem fale que avista flamingos, guanacos, cavalos selvagens, águias, ovelhas. Contamos com isso e com o acampamento junto do lindo lago blanco.
Alojamento: camping
Dia 26: Lago Blanco - Rio Grande
A direcção do vento ditará a nossa a sorte. Se for “tailwind” poderemos rolar até 45 kms/h, caso contrário, julgo que nem o pouco alcatrão nos ajudará a chegar ao outro lado do Oceano.
Alojamento: pensão
Dia 27: Rio Grande - Tolhuin
A etapa mais longa será hoje, praticamente 150 kms. Como sempre, não contamos com facilidades. Em relação ao tipo de terreno, tal como as paisagens, será sempre muito idêntico aos dias anteriores.
Alojamento: pensão
Dia 28: Tolhuin - Ushuaia
Daqui não há alternativa à estrada Pan-Americana. Serão muitos quilómetros numa estrada de alcatrão com algum movimento rodoviário.
A subida ao passo Garibaldi antecede as belíssimas vistas que teremos sobre a cidade do fim do mundo.
Alojamento: pensão
E a aventura começa desta forma...
Olá,
Ano novo, ideia nova e o projecto está definido.
A viagem já está planeada e agendada para o final de Novembro e Dezembro.
Vão ser mais de 2000 kms na Patagónia e Tierra del Fuego em bicicleta.
Alguém tem informações relativas a esta região, nomeadamente alojamentos, os melhores mapas etc.
Ainda não defini qual o aeroporto para o qual farei a ligação. Vai depender dos preços.
Qual será a melhor opção:
Voar para Buenos Aires (é melhor de madrid ou barcelona?) e fazer o transfere de carro até a uma povoação do Chile
ou
Voar para Santiago do Chile (madrid ou barcelona?).
Abraços, vou continuar a pesquisar