Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 17 dez 2018 00:39

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 13 out 2009 11:24 
Desligado
Membros

Registado: 22 set 2009 15:21
GR

T1 – Guarda-Torre-Vide (87 km)

Este percurso tem início na Guarda, no largo D. Sancho I. Segue-se pela EN 16 até à Catraia da Alegria, onde se encontra a primeira placa de sinalização. Esta ligação de Guarda à Torre e a Vide é um traçado de contrastes, percorrendo o fundo de vales, observando-se os socalcos armados nas encostas, as culturas de regadio feitas à enxada e o cimo de planaltos com extensas áreas, estas mecanizáveis, de culturas de sequeiro. Neste único percurso, passa-se pelo ponto mais alto, a Torre, a 1993 m de altitude e pelo ponto mais baixo, em Vide, a 290 m de altitude.

Download GPS - http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=241578

T2 – Vila Soeiro – Gouveia – Loriga (80 km)

O início deste percurso faz-se pelo caminho da Igreja Matriz da Vila Soeiro. Percorre toda a encosta Noroeste da Serra da Estrela, a área mais habitada do PNSE, numa antiga linha de Castelos defensivos do Condado Portucalense. Por caminhos rurais e em cLinharesalçada, e entre matos e floresta, chega-se a , símbolo forte da arquitectura erudita do Parque Natural. Em Folgosinho, encontrará o percurso T1. A partir da encosta de Seia, entra-se nos vales da bacia do Rio Alva até Loriga.

Download GPS - http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=241560

T3 – Videmonte – Verdelhos – Loriga (82 km)

Em Videmonte, na Capela da Senhora de Lurdes, segue-se o caminho junto ao cemitério até à ribeira das Negras. Este percurso percorre toda a encosta nascente da Serra. Atravessa os vales dos rios Mondego e Zêzere e os vales das ribeiras de Beijames, de Unhais e de Alvoco. Segue parte do traçado de uma via romana de Valhelhas a Verdelhos. No Poço do Inferno, admire o efeito espectacular da queda de água e, na Portela de Alvoaça, aproveite para observar algumas aves de rapina.

Download GPS - http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=241544

[Covilhã – Penhas da Saúde – Torre]

Trail distance: 9.3 miles
Elevation min: 2,408 feet, max: 6,509 feet
Accum. height uphill: 4,472 feet, downhill: 371 feet
Difficulty level: skill Difficult
Ends at start point (loop): No
Coordinates: 428

Download GPS - http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=241514

www.diogomendes.com

Editado pela última vez por Smurf em 13 out 2009 11:47, num total de 1 vez.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 13 out 2009 11:30 
Desligado
Membros

para estas tenho de reforçar o stock de barritas :lol:

www.diogomendes.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 13 out 2009 11:54 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 29 dez 2005 23:38
Parecem-me percursos interessantes!.... escolhe uma data, para fazer-mos isto :roll: :roll:

bjs
ma

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 16 out 2009 10:24 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 28 dez 2008 09:36
Malves Escreveu:
escolhe uma data, para fazer-mos isto :roll: :roll:

bjs
ma

Vamos nessa Diogo, já em novembro 8) para agendar

abraço
Fer

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 16 out 2009 23:09 
Desligado
Membros

oi pessoal

penso que a primavera seria uma altura engraçada pois com um pouquinho de sorte ainda apanhariamos alguma neve na Torre, eu andei esta semana por la em autonomia a descobrir outra forma de ligar Guarda á Torre e apesar de la ter estado pouco tempo, fiquei apaixonado pois apesar de haver bastante area ardida, sente-se que e uma zona muito antiga e intocada, deixo no entanto alguns reparos a quem tiver vontade de se "perder" por lá :

eu andei sempre por vales e seguindo o Rio Mondego seguindo os atalhos que os pastores iam indicando para chegar a Torre, os vales sao povoados por pequenos rebanhos, o que implica caes pastores, tais caes nao comungam do espirito hospitaleiro dos seus donos, e tanto á tarde como á noite no meu caso que acampei no vale tive problemas (ha caes que vao ter no focinho uma marca para toda a vida ;) ) por isso ANDEM SEMPRE COM UM PAU foi o melhor conselho que recebi dos pastores locais e salvou-me de levar umas quantas mordidelas...

abraço para os meninos e jinhos pas meninas

www.diogomendes.com

Assunto da Mensagem: Serra da Estrela
MensagemEnviado: 19 out 2009 10:18 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 28 dez 2008 09:36
Ok. Seja em que data for conto estar presente, agendo logo que seja definida, salvo a existência de outro compromisso. Adora a Serra da Estrela :wink:

Alguma coloboração necessária e ao meu alcance, faz favor de dizer 8)

Tarzan, um grande abraço e rápidas melhoras do teu joelho :shock:

Bj
Nanda

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 07 jan 2010 17:00 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 30 dez 2005 23:41
Boas!

Eu ando com vontade de ir caminhar para a Estrela, mas num registo diferente.

A minha intenção era fazer uma caminhada de um dia e meio, e não acampar pelo caminho, mas sim ficar num qualquer sítio com paredes e aquecimento.

Alguém tem algum track curtinho esquecido no GPS? Ou me sabe indicar algum link com este tipo de percurso?

A ideia é ir ainda este mês.

Assunto da Mensagem: Serra da Estrela
MensagemEnviado: 07 jan 2010 17:27 
Desligado
Dinamizadores

Olá Jorge :wink:

Vê sff este link. Foi o que fizemos em 2008

Podem começar na Covilhã e pernoitarem na pousada da juventude de Penhas da saúde. No dia seguinte, fazem a subida para a Torre. Os percursos estão marcados.

Eu fiz no mês passado o percurso que liga Loriga à Torre. Posso ver a informação que tenho em casa. De qualquer forma, se tiver muita neve é perigoso.

Amanhã dou noticias :wink:

beijocas

Marisa

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 07 jan 2010 19:05 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 30 dez 2005 23:41
Olá Marisa,

Obrigado pelo link, é mais ou menos uma coisa daquele género que pretendo.

No entanto, fiquei apreensivo com duas coisas:

- Pelas fotos parece que andaram muito no alcatrão, confirma-se?

- Aquilo sobe um bocado, não? Eu vou mais pelo passeio na neve do que pela subida à montanha :roll:

Obrigado, beijinhos!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 07 jan 2010 22:20 
Desligado
Dinamizadores

Jorge,

Não foi muito a distância percorrida no alcatrão. De qualquer forma, foi sempre a subir e custou um pouco :?

Devido ao facto dos percursos serem realizados em montanha, a altitude com a rarefacção do ar, a neve, o gelo e os nevoeiros constituem actores de dificuldade que exigem o máximo da atenção. Neste sentido, a época ideal para caminhadas é de Maio a Outubro.

De qualquer forma, podes tentar obter informação no turismo do Parque Natural da Serra da Estrela sobre o T14 – Covilhã - Penhas da Saúde – Torre (17 km).

Este percurso é uma das 4 variantes do T1 (Vila Soeiro – Gouveia – Loriga (80 km):
O início deste percurso faz-se pelo caminho da Igreja Matriz da Vila Soeiro. Percorre toda a encosta Noroeste da Serra da Estrela, a área mais habitada do PNSE, por caminhos rurais e em calçada, e entre matos e floresta, chega-se a Linhares, símbolo forte da arquitectura erudita do Parque Natural. Em Folgosinho, encontras o percurso T1. A partir da encosta de Seia, entra-se nos vales da bacia do Rio Alva até Loriga.

Acede a este link e procura por passeios pedestres na Serra, podes descarregar o track:
Tracks

divirtam-se :wink:

beijocas
marisa

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido