Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 12 dez 2018 12:15

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 05 jan 2010 00:45 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 08 abr 2008 09:00
Mensagens: 195
Localização: Lisboa/Portugal
Há quem não pense noutra coisa quando chega o início de mais um ano :!:

É por isso que, em complemento do post anterior, vos dou a conhecer este guia que visa prestar a informação elementar sobre os desportos de neve mais populares entre nós. Contém breves notas sobre o equipamento indispensável à pratica daqueles desportos, enuncia os cuidados básicos de segurança a observar e sugere os melhores locais de férias na neve.

Ski alpino ou Snowboard

Há quem diga que o ski é mais fácil do que o snowboard, mas não é consensual. Eu simplesmente prefiro o ski :)

Sem recear a partilha de opinião, diria que quem pretende deslizar com velocidade deve optar pelo ski; mas quem procura fazer acrobacias na neve e gozar da adrenalina que se produz quando as consegue fazer, então o snowboard é a melhor opção.

Em todo o caso, recomendo que não se dispense o curso de iniciação, pois não só evitamos a frustração típica dos principiantes (“debutantes” como lhes chamam nos Alpes franceses), como também ficamos a saber efectuar correctamente os movimentos técnicos que nos farão conseguir evoluir na modalidade.

Na maioria das estâncias a idade mínima exigida nos cursos é de cinco ou seis anos. Há contudo algumas que disponibilizam aulas de ski para crianças a partir dos quatro anos.

A aprendizagem do snowboard não se deve iniciar antes dos sete ou oito anos.

Todos sabemos que este tipo de desporto é propício a lesões graves, pelo que não devemos descorar a técnica. A maioria das lesões são contraídas porque a manobra não foi correctamente efectuada :!:

Equipamento

Neste sub-tópico devemos considerar não só o equipamento técnico propriamente dito, como também a roupa.

Comecemos então pelo equipamento técnico.

Todas as estâncias de desporto de neve prestam serviço de aluguer de material, i.e., de esquis ou pranchas de snowboard, botas, bastões e capacetes para as crianças. Por regra, não se alugam fatos, blusões, calças, luvas, nem óculos.

Salvo se já se domina o desporto e se faz uma prática anual regular da modalidade, recorrer ao aluguer de equipamento é o mais aconselhado, pois evita os problemas de transporte e permite usar todos os anos novos modelos e trocar facilmente o equipamento quando não serve, magoa ou ficou danificado pelo uso normal.

Não se esqueçam de fazer reserva do material, pois correm o risco de ter de utilizar material desadequado ao vosso tamanho :!:

Nos casos em que já se justifique comprar o equipamento, sugeria que o primeiro investimento seja a compra das botas. Hoje em dia os modelos de média gama, a partir dos 100 euros, assumem uma boa relação preço/qualidade.

Como vimos as luvas e os óculos de sol e/ou neve, são considerados material técnico essencial à pratica deste desporto, sem os quais podemos contrair lesões graves e aos quais acrescento o protector solar para a cara e para os lábios :!:

As peças de roupa devem assegurar um bom isolamento térmico, ser resistentes e impermeáveis. Devemos evitar as lãs e optar por artigos leves para usar por baixo de um bom blusão que facilmente se tira ao entrar nos cafés/restaurantes existentes nas estâncias que, por norma, estão muito aquecidos ;)

Regras de segurança

Como sabemos, tanto o ski como o snowboard são praticados em zonas de grande altitude que podem implicar um esforço suplementar e dificuldades de adaptação. Assim, antes de escolher o destino de férias, consulte o seu médico assistente e pense em fazer uma preparação física ;)

Em altitude, devemos beber muitos líquidos ao longo do dia e tomar atenção a sinais de cansaço do nosso organismo, fazendo pausas frequentes.

Não devemos descorar o aquecimento muscular antes da primeira descida e os alongamentos ao final do dia :)

A escolha da estância a visitar deve também ter em consideração a variedade de pistas que apresenta.

Cada estância de neve classifica as suas pistas consoante a dificuldade que apresentam para os esquiadores através de um código universal de cores: verde, azul, vermelho e preto.

As duas primeiras não apresentam grandes dificuldades e são as mais indicadas para os inexperientes.

As pistas vermelhas e pretas devem ser usadas por quem já domina a técnica destes desportos, pois ambas apresentam desafios que podem ser muito perigosos para os inexperientes, como por exemplo, troços de pista mais estreitos, ladeados de ávores ou com ravinas, desnível considerável ou reduzida acessíbilidade por qualquer outro meio.

Principais destinos

Se se tem apenas um fim-de-semana ou se se pretende fazer a primeira incursão na neve tanto a Serra da Estrela como a Serra de Bejar ou a Serra Nevada, ambas em Espanha, são boas opções, mas aconselho que façam a reserva com antecedência ;)

Claro está que em qualquer uma daquelas estâncias corremos o risco de, face às condições climatéricas, não termos neve bastante ou nas condições devidas para se poder praticar o desporto :(

Num fim-de-semana prolongado ou em mini-férias se não se quiser ir para muito longe, poder-se-á optar por Formigal e Baqueira-Beret, em Espanha ou, Soldeu, El Tarter, Grandvalira e Pas de la Casa, em Andorra.

Tendo um pouco mais de tempo… encontramos as melhores estâncias da Europa no norte da Itália (Madonna Di Campiglio, Cortina d'Ampezzo, Cervinia, Selva, La Thuile, Sestrieres), nos Alpes e Pirinéus franceses (Saint Lary, Font Romeu, Chamonix, Val d'Isère), na Áustria (Innsbruck, St Anton, Zurs, Ischgl) e na Suíça (Zermatt, St Moritz).

A maioria das estâncias alpinas (incluindo as vilas e cidades a que devem o nome) são muito bonitas, têm excelentes condições para a prática de desportos de neve, mas são mais caras do que as que encontramos na Península Ibérica e em Andorra.

Fora da Europa sugeria, Bariloche (também conhecida por “brasiloche” porque é muito frequentada pelos brasileiros) que é a maior estância de ski da Argentina e Aspen, nos Estados Unidos que tem, segundo alguns entendidos, a melhor neve do mundo 8)

Até breve :wink:


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 06 jan 2010 13:23 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 10 ago 2006 11:22
Mensagens: 315
Localização: Lisboa/Portugal
Bidida Escreveu:

Fora da Europa sugeria, Bariloche (também conhecida por “brasiloche” porque é muito frequentada pelos brasileiros) que é a maior estância de ski da Argentina e Aspen, nos Estados Unidos que tem, segundo alguns entendidos, a melhor neve do mundo 8)

Até breve :wink:


Confirmo e (San Carlos de) Bariloche é uma espécie de Aspen da América do Sul :) :)

_________________
José Ventura
O caminho faz-se caminhando...
http://100azimutes.wordpress.com


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 07 jan 2010 00:37 
Desligado
Membros
Avatar do Utilizador

Registado: 16 dez 2006 21:50
Mensagens: 15
Localização: Portugal
Olá!!!
Bom Tópico Bidida!

Sou a longa data um grande aficionado de neve, também prefiro ski a snowboard.

E tal como referes apesar da polémica ser grande, a aprendizagem de snowboard é mais facil do que ski, porque neste existe maior técnica.

Se me for permitido, gostava de fazer só um reparo sobre a forma que sugeres para a escolha do melhor desporto, relacionando Ski com velocidade e Snowboard com manobras.
Existem variantes de snowboard bem rápidas superiores até aos proprios skis, cujas pranchas também se designam por Carving.
Como disse faço ski e adoro andar a fazer manobras, saltos, etc.

Na secção de equipamento, muito bem detalhada, gostava também de referir que o capacete não deverá ser só recomendado para as crianças mas sim para todos, existindo já algumas estâncias que o tornam obrigatório.

Além das pistas com as respectivas cores, existem ainda a variante fora de pista, locais da montanha não preparados, não pisados, nem sinalizados, onde é possivel encontrar a neve no seu estado virgem. A melhor :lol: . Pelas mesmas razões são locais mais perigosos!!!
Existem algumas estancias que só oferecem o designado Freeride, como
é o caso de La Grave (França) e Algna La Valesia (Italia).

Recomendo ainda para saida de fim de semana, para a malta mais a Norte algumas estancias "perto".

- Manzaneda (Galiza) - fraquinha, com condições de neve semelhantes à nossa Serra da Estrela
- San Isidro (Leon) - actualmente com cerca de 30kms de pistas
- Fuentes de Inverno ( Asturias) - ao lado de San Isidro, a estancia mais recente de Espanha
- Valgrande Pajares - Asturias

Espero que tenha enriquecido um pouco mais o bom post colocado

_________________
<b>Rui Santos</b>
www.liketomove.com


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 29 jan 2010 14:22 
Desligado
Membros

Registado: 02 mai 2007 16:46
Mensagens: 9
Localização: Albarraque/Portugal
Boas,

sendo também um grande aficionado da neve, elegendo o ski fora de pista, faço umas pistas quando o tempo e os €uros o permitem. Estive este fim de semana em Espanha, na estância de ski "LaCovadilla", na serra de Bejar - Salamanca, a cerca de 450 kms de Lisboa.

É uma estância bastante simpática, boa alternativa à nossa Serra da Estrela, pois os acessos ao topo são quase sempre possíveis, (ao contrário do verificado cá, que basta ter um pouco de neve e está a estrada cortada para todos... :? ). Neve não havia muita, mas ainda deu para dar umas boas quedas (fora de pista não deu para fazer...).

Recomendo para quem esteja a aprender ou mesmo para apenas fazer o gostinho ao "sku"! :wink:

_________________
A vida são dois dias, e um já passou!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal