Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 14 nov 2018 04:41

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 20 set 2008 20:52 
Desligado
Coordenadores
Avatar do Utilizador

Registado: 03 nov 2005 02:10
Mensagens: 2810
Localização: Lisboa e Caldas da Rainha/Portugal
ImagemMemórias de antigas viagens

Autor: Joaquim Silva (Quim)
Publicado em: Lista Fórum-TT-GE

Fui dar uma vista de olhos pelos álbuns fotográficos em papel recordatórios de antigas viagens. Digitalizei esta: http://picasaweb.google.pt/euquim/1997Marrocos# ; realizada em Março de 1997, no meu carro de estimação, que ainda possuo, a Volkswagen Joker Synchro, com a Rosalina e um fiel companheiro de quatro patas.

Lembro-me bem desta viagem porque, a parte que as fotografias documentam, cobrem uma zona de Marrocos muito pouco conhecida, mesmo da parte do turismo de todo-terreno. Normalmente quem passa pela localidade de Talsinnt, que marca o fim da travessia do planalto de Rekkam, fá-lo na direção norte/sul, enquanto nós, por ser tempo de regressar, metemos por um itinerário para leste, por fora-de-estrada, para apanhar a estrada que passa por Midelt, que metia por umas montanhas da cordilheira dos Alto Atlas, que dão pelo nome de Âït Serhouchen e que atingem no seu ponto mais elevado a altitude de 2650 m.

O que teve de curioso este trajecto foi, na subida das montanhas, ter-se rapidamente acabado a pista, não nos deixando outra alternativa que seguir, subindo, por um grande e extenso oued (leito de rio sêco) até atingirmos uma aldeia, perdida no meio daquele imponente maciço montanhoso que, na altura, tinha por únicos acessos apenas leitos sêcos (quando não chove) de rios!
Para continuarmos, metemos por outro oued que descia no sentido que nos interessava.

Circular por um oued de alta montanha, normalmente de piso de pedra solta rolada, é sempre uma experiência inesquecivel, não só pela grandiosidade do ambiente que nos cerca, circulando entre falésias rochosas escarpadas, como pela incerteza e expectativa de a cada curva, e costumam ser muitas e bem pronunciadas, não conseguirmos passar!

Também me lembro duma situação complicada em me meti.
O tempo escasseava, a travessia destas montanhas tinha sido mais demorada que o previsto e a Rosalina tinha data marcada para chegar a Portugal. Fez-se noite, continuei ao longo do oued, para avançar o mais possivel naquele dia; chegamos a uma zona do oued cheia de pedras, dificil. Era noite cerrada, deveria ter saído da viatura e verificar a passagem, tinha pressa, avancei, e... o que naquela situação não deveria acontecer, aconteceu: o carro completamente atascado!!
Era noite, estávamos sózinhos, numa região inóspita, e da maneira que o carro estava atascado era praticamente impossível desatascá-lo com os recursos que tinhamos. Momentos antes tinha comentado com a Rosalina que havia muito tempo que vinhamos a circular e não se via vivalma: e agora, como é que iríamos saír dali, quando... qual não foi o nosso espanto quando começamos a distinguir alguns vultos a aparecer no contorno superior duma colina próxima! A pouco e pouco a colina encheu-se de gente; tinhamos atascado mesmo junto a uma aldeia, ao fim de longos quilómetros de total isolamento!
Em breve o carro foi rodeado de voluntários munidos de pás e picaretas: estávamos safos!

Uma viagem começa antes de começar, termina sem nunca acabar!

Saudações memoráveis!

Quim


Editado pela última vez por palves em 27 set 2008 16:45, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 20 set 2008 22:17 
Desligado
Membros
Avatar do Utilizador

Registado: 09 dez 2007 17:45
Mensagens: 146
Localização: Lousã/Portugal
Boas.
Simplesmente fantástico.
Inté.

_________________
Parola Gonçalves
3200-084 Lousã
landlousa@gmail.com
www.landlousa.com


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal