Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 14 nov 2018 04:39

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Líbia] Expedição
MensagemEnviado: 16 set 2008 00:03 
Desligado
Coordenadores
Avatar do Utilizador

Registado: 03 nov 2005 02:10
Mensagens: 2810
Localização: Lisboa e Caldas da Rainha/Portugal
ImagemTextos sobre uma expedição à Líbia

Autores: Luís Costa e Joaquim Silva (Quim)
Publicado em: Lista Fórum-TT-GE

Por Luís Costa:

Quer a Tunisia quer a Libia, realidades bem diferentes uma da outra, surpreenderam-nos ambas pela extrema simpatia e hospitalidade.

Na Tunisia os policias queriam ser tão simpáticos que por diversas vezes abriram excepções para nos mandar ir em sentido proibido ou permitir estacionar em local interdito. O país em geral já bastante ocidentalizado mas com um pouvo docil e simpático (que contrariou a minha errada ideia prévia...).

A Libia é um país isolado do mundo (tipo Portugal do antigo regime) pleno de pessoas genuinas e cheias de curiosidade em conhecer e acolher quem vem de fora. Conforme já esperávamos (e contrariamente ao que é a opinião comum e menos informada) é um país extremamente seguro e quase sem criminalidade... Claro que à custa de um regime muito controlador e presente (provavelmente opressor). Facto é que segundo o guia Petit Futé falava em perto de 100% de escolaridade (todos os jovens na escola) e uma esperança média de vida altissima para um país africano... Por outro lado observámos ali no sul um parque automóvel constituido na maioria por carros bem velhos, amachucados e ferrugentos contrastando com um número limitado de carros novos e topo de gama... Mas o nosso grande fascinio foi a gasolina e o gasoleo a 9 centimos !!! Atestar o depósito do carro por 6 euros e o da mota por menos de 2 euros !!! Embora distribuido por uma rede estatal de postos de abastecimento que com frequência estavam esgotados ou a aguardar o abastecimento com uma grande fila - nada é perfeito:))

Do ponto de vista turistico Ghadames, património da humanidade Unesco, é impressionante; a zona de Akakus, tambem classificado, é um verdadeiro cenário de filme; a zona dos lagos contrastando com as dunas é deslumbrante e, finalmente, as zonas dunares e de deserto são de uma beleza e de um explendor únicos, e uma fonte inesgotável para quem aprecia a condução TT.

Por tudo, foi para mim uma viagem fabulosa e com uns excelentes companheiros de viagem!

Ao contrário do Mali em que, exceptuados os furos recorrentes dos meus pneus, não houve práticamente precalços mecânicos, nesta expedição quase todas as máquinas tiveram precalços, sendo o mais grave o do Cherokee do Frasão que, conforme se notou, o impediu de continuar o percurso e o deixou, como é de alguma forma compreensível, indisposto com a fatalidade (e por extensão com os demais...).

- O HDJ80 teve uma fuga de água num tubo reparada no inicio e terminou com a junta da bomba injectora a pingar gasoleo enquanto fria (embora sem o impedir de continuar)

- O Cherokee teve um problema que foi dificil de detectar com a valvula EGR (???) e mais tarde o da fuga de água sob pressão quando em esforço que o impediria de continuar para lá do Akakus

- A Bombardier do Quim aquecia em areia e com "carga", fosse ela a Rosalina ou a bagagem, obriogando o Quim e a Rosalina a fazerem o Akakus no carro do Diogo

- A minha Polaris acabou a viagem a dar menos 15km/h do que o normal e com dificuldade em pegar a quente (sujidades provavelmente) embora nunca deixasse de fazer nada

- A Afrika Twin do Peseiro não teve problemas (em contrapartida deu uma grande coça no piloto na areia devido ao seu excessivo peso para estes pisos)

De todos a avaria mais aborrecida foi sem dúvida o do carro do Frasão, e sobretudo a forma como ele reagiu à avaria...

Devido ao atraso causado pela avaria do Cherokee, e a mais umas manobras do Jmaa que queria poupar a pickup às temíveis dunas de Murzuk, acabámos por não fazer este mítico Erg.

Ficamos agora com uma enorme vontade de fazer o Murzuk e, claro, finalmente o NIGER!


***

Por Joaquim Silva (Quim):

Ainda sacudindo o pó do deserto Líbio, estou de retorno duma grande viajem que, pelos quilómetros percorridos, pelos países atravessados, pelo veículo utilizado (moto4), pelas paisagens magníficas, pelos contacos humanos, pelos preparativos, reuniões, discussões, arrumações, expectativas, convívio, incompreensões, imoções, zangas... foi também uma grande aventura.

Líbia, país de deserto.

Pistas, de areia, de pó, pedregosas. Areia, dunas... Akakus, extase paisagístico!!... de areia e pedra. Mais areia, lagos, dunas... enormes dunas!! Subir, descer, avançar, retroceder, volver, continuar. Cordões dunares, contornar. Falésia, subir... horizonte sem fim! Planalto, pistas que se perdem num horizonte infinito! 360º de liberdade.

O regresso. A lembrança... A vontade de voltar.

Podem fazer a mesma viagem virtualmente através de imagens dum album fotográfico pessoal formado com fotografias de vários participantes (identificados na área de informações da foto) em: http://picasaweb.google.com/euquim/2007LBia


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal