Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 21 set 2018 09:56

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 17 mar 2010 00:14 
Desligado
Coordenadores

Registado: 03 nov 2005 02:10
ImagemViagem ao Sahara Ocidental

Autor: Joaquim Silva (Quim)
Publicado em: N/A

Esta viagem foi, de certa maneira, o complemento da viagem homóloga do ano passado; em que houve coisas que não se proporcionaram ser realizadas.

Previamente era para se ir à Guiné Bissau, mas o clima de confrontação beligerante vivida recentemente na região senegalesa de Casamance, zona que faz fronteira com esta Guiné, levou à mudança de plano. Pessoalmente não me interessa poder ser mais um a dizer 'fui à Guiné!'; mas sim saber como, por onde, lá fui, e, o por onde, seria pelo interior desta região, pela floresta, por trilhos, picadas, caminhos, entre aldeias e lugarejos, vendo, ouvindo, falando com as pessoas, sentindo o pulsar da verdadeira alma africana.
Tinha já todo o itinerário marcado, preparado. Fica guardado, para outra vez.

Uma das coisas que sonhava empreender era percorrer um dia os cerca de 650 Km de toda a costa marítima desde Nouâmghar, na Mauritânia, até Dakar, no Senegal. E, desta vez, houve oportunidade se o realizar, ao longo da praia ou suas imediações.
Circular pela praia é sempre muito agradável. Se a maré está vazia, é acelerar alegremente por um pista infindável de areia consistente; se está cheia... bem, então as coisas complicam-se, um pouco para as moto4, bastante para os outros veículos que são sujeitos a esforços tracionais enormes.
Tão entusiasmados íamos pela praia fora que chegámos mesmo a entrar em Saint Louis pela praia! Os guardas alfandegários (Douane) quando nos viram chegar ficaram visivelmente embaraçados sem saber que fazer. Acabámos por ser escoltados até aos Serviços Centrais, mas o responsável não ficou lá muito satisfeito: éramos ilegais, passíveis de penalização. Tivemos de dar uma grande volta e entrar, pela via normal, por Diama.
´
Dakar é capital do Senegal e, possivelmente, dos congestionamentos de trânsito: uma manhã inteira para sair daquele inferno poluidorento!

Embora não pretendêssemos entrar na Guiné, estivemos a cerca de 15 Km da sua fronteira nordeste!
Meramente por acaso porque o que queríamos era entrar no Parque Nacional de Niokolo Koba (património mundial) por oeste, por uma pista que na viagem anterior não se tinha proporcionado terminar devido ao estado duma passagem a vau dum rio - quase seco mas muito pedregoso. Mas agora, com as moto4, equipadas com guinchos, estava convicto que passaríamos.
Não foi essa a opinião do responsável do Parque: a pista não estava em condições, não oferecia segurança.

Entrámos no Mali 'a salto', atravessando um rio que fazia fronteira.
Não tínhamos visto para este país. Era suposto obtê-lo na cidade de Kayes. Mas, a fronteira da Mauritânia era relativamente perto, iríamos por pista... decidimos arrancar sem visto. Evitámos as povoações mais importantes e tornámos a 'dar o salto', para a Mauritânia!

Depois de tratarmos das formalidades de entrada em Selibabi, dirigimo-nos ao rio Senegal - um dos grandes rios de África - e acompanhámo-lo ao longo do seu curso durante muitos quilómetros - exceptuando uma incursão pelo interior entre Kaedi e Boghé, para contornar a estrada entre estas localidades.
Quando estávamos sensivelmente a meio entre as estradas para Rosso e para Nema, apontámos ao azimute de Nouakchott e fomos a direito! Atravessando uma zona que, pelo que vê quando se circula por aquelas estradas (dunas altas) e pela coloração do mapa Michelin (amarela, indicando areia) se previa complicada. Mas, inexplicavelmente, só apanhámos dunas a sério, mesmo nos limítrofes de Nouakchott, que as moto4 galgaram sem dificuldade.

Faltou uma última etapa, de Nouakchott para Nouadhibou, por Bennichâb, atravessando um cordão de dunas, este sim, um cordão dunar a sério, para dar luta. Mais uma para outra vez, desta vez o tempo já era escasso, saudades do lar distante... De qualquer maneira a minha mota também não estava em condições de o realizar: estava sem marcha para trás. Porquê? Resultado duma estúpida distracção do seu condutor que nunca mais se lembrou que tinha deixado gasolina a correr duma vasilha para o depósito, que não tinha capacidade par receber todo o combustível e teve a infeliz ideia de acender o fogão para cozinhar arroz para o jantar.
Inesperadamente ouvimos um... bum!! E estava tudo a arder! Mota em labareda, o chão, pejado de folhas secas, ardendo em volta!
Conseguimos apagá-lo... Foi uma sorte; a mota esteve en vias de ter ardido completamente. Só não aconteceu porque tínhamos bastante água e o meu companheiro, o Lino, enfiou a tampa do depósito no lugar dela, abafando a labareda que de lá saía; tendo ficado com o braço um pouco queimado. Eu cheguei a ter as calças a arder!
A mota acabou por não sofrer muitos danos: uns plásticos derretidos e a marcha para trás inoperacional presumivelmente devido a um curto-circuito nalguma cablagem com o isolamento queimado.

Foi uma viagem excepcional! Lá me estou eu a repetir... não liguem. Na verdade para mim estas viagens são todas excepcionais!

E como a uma viagem só lida, lhe falta a cor da imagem, aqui vai a ligação para os momentos que a câmara fotográfica captou:

Imagem FOTOS DA EXPEDIÇÃO

As fotografias estão ordenadas sequencialmente segundo o sentido em que a viagem foi realizada, são de minha autoria e de Lino e, identificadas em 'mais informações'.
Se pretenderem ver o percurso efectuado pormenorizadamente abram, no fim das fotos, o mapa da Michelin e cliquem no botão de zoom.

Saudações nómadas!

Quim

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: