Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 18 out 2017 15:55

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 28 abr 2009 15:27 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
Propagação do vírus fora de controlo

O novo vírus da gripe suína, o H1N1, provocou nos últimos dias 68 mortos no México (sobre 40 mortes aguarda-se confirmação médica). O rápido evoluir da doença levou as autoridades norte-americanas a afirmarem que o vírus já não pode ser contido, depois de a Organização Mundial da Saúde temer a ocorrência de uma pandemia. No México, estão cerca de 550 portugueses, entre emigrantes e turistas.

Em Portugal, a Unidade de Emergência de Saúde Pública está a elaborar um plano de contingência. O director-geral da Saúde, Francisco George, revela que não é possível determinar um possível número de mortos, caso ocorra uma pandemia (epidemia global). Aquando da realização do plano de contingência para uma pandemia de gripe das aves, a subdirectora--geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu então um cenário de 13 mil mortos.

No México, estão cerca de 550 portugueses. Os emigrantes são 250, segundo estimativas da Secretaria de Estado das Comunidades, e residem sobretudo na Cidade do México, principal foco da doença. Na capital mexicana as escolas estão encerradas, bem como museus e salas de espectáculo. Os jogos de futebol deste fim-de-semana decorreram em estádios vazios e foram distribuídos pela população milhões de máscaras.

De férias na Riviera Maia estão cerca de 300 portugueses, disse ao CM José Manuel Antunes, director da agência de viagens Mundo Vip. Contudo, segundo adiantou Francisco George, não há conhecimento de qualquer português vítima da doença. O mesmo responsável referiu que foi lançado um alerta junto dos médicos portugueses para perante casos suspeitos contactarem as autoridades.

'Todos os casos de síndrome gripal suspeitos têm de ser confirmados laboratorialmente. Para isso, os médicos devem contactar o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge', estando disponíveis os telefones 217 519 455 ou 911 000 612.

Nos EUA, Anne Schuchat, da direcção do Centro para o Controlo e Prevenção das Doenças, referiu: 'Com tantas infecções registadas em várias comunidades já não achamos possível conter o vírus.'

PERGUNTAS 6 RESPOSTAS

- O que é a gripe suína?

- É uma doença respiratória dos porcos que poucas vezesé transmitida a pessoas, sendo ainda mais rara a transmissão entre humanos. Só que este surto envolve uma nova estirpe do vírus.

- Como se transmite a nova estirpe?

- A transmissão entre humanos ocorre da mesma forma que na gripe comum, através de partículas de saliva da pessoa infectada, pela respiraçãoou pela fala. Não se transmite através da ingestão da carne.

- Quais os sintomas no homem?

- Tal como na gripe humana normal, os sintomas são febre,tosse, fadiga e dores musculares e nas articulações. Esta nova estirpe provoca contudo com mais frequência diarreia,vómitos e náuseas.

- Qual o tratamento existente?

- Existem dois medicamentos antivirais, o Tamiflu e o Relenza, que devem ser tomados logo após os primeiros sintomas para serem mais eficazes. Não existe ainda uma vacina disponível contra a doença.

- Porque há perigo de pandemia?

- Porque esta nova estirpe da gripe suína transmite-se facilmente entre humanos e porque atinge indivíduos jovens de boa saúde, enquanto a gripe normal afecta principalmente crianças e idosos.

'DOENÇA EVOLUI RAPIDAMENTE'

A mensagem é de alerta por parte da directora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. 'A doença está a evoluir muito rapidamente', disse a responsável da agência das Nações Unidas para a saúde, que confirmou ter convocado o comité de emergência para 'examinar uma série de questões e possivelmente emitir recomendações temporárias para salvaguardar a saúde pública'. Margaret Chan pediu a todos os países para avisarem de imediato caso sejam detectados casos anormais de pneumonia ou de gripe.

'AINDA NÃO HÁ VACINA' (Francisco George, Director-geral da Saúde)

Correio da Manhã – Estamos perante uma gripe suína que se adaptou ao homem?

Francisco George – Não estamos perante a gripe suína. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, foi identificada uma nova estirpe do vírus da gripe com o subtipo H1N1, em que nos oito genes dois são de origem suína, outros de aves e humanos.

– Há uma vacina?

– Ainda não há vacina, porque o vírus está a emergir. A solução é circunscrever a doença na fonte.

– Qual o risco para Portugal?

– Não é ainda possível saber. Está a ser feita a estimativa do risco da doença de acordo com a sua evolução.

CONSELHOS:

LAVAR AS MÃOS
As autoridades estão a aconselhar as pessoas que viajarem para o México e Califórnia (EUA) a redobrar os cuidados com a higiene pessoal, lavando as mãos com frequência com água e sabão.

TAPAR A BOCA E O NARIZ
Para evitar a transmissão da doença está a ser aconselhado que as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço quando tossem ou espirram e que evitem tocar nos olhos, nariz e boca. Atenção também aos telefones públicos.

ATENÇÃO APÓS REGRESSO
Os turistas que viajarem para as regiões de risco devem prestar muita atenção à sua saúde durante dez dias depois do regresso a casa. Se apresentarem sintomas gripais devem ligar para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.

NOTAS:

CANCUN: DESTINO DE FÉRIAS
Cancun e a Riviera Maia são dos destinos de férias favoritos dos portugueses na Páscoa e também para a realização de viagens de finalistas, durante o mês de Maio.

ESPANHA: PASSAGEIROS DOENTES
Os pilotos dos voos procedentes do México terão de informar as torres de controlo dos aeroportos espanhóis sobre qualquer passageiro que apresente sintomas da gripe suína.

JAPÃO: FEBRE NOS AEROPORTOS
As autoridades japonesas irão medir a temperatura dos viajantes provenientes do México. As pessoas que tenham febre devido a gripe serão colocadas de quarentena.

em:
Correio da Manhã


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal