Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 25 nov 2017 04:54

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Guiné-Bissau] Atentado
MensagemEnviado: 02 mar 2009 09:42 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
General da Guiné-Bissau morto em atentado

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, general Tagmé Na Waié, morreu este domingo, à noite, na sequência de um atentado à bomba contra as instalações daquela estrutura militar.

A informação foi confirmada à Agência Lusa pelo ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Artur Silva.

A explosão contra a zona de escritórios do quartel-general CEMFA da Guiné-Bissau terá provocado ainda alguns feridos.

No entanto, e apesar da aparente calma em Bissau, não foi possível apurar as reais consequências do atentado cuja autoria também não era conhecida.

O ministro da Defesa da Guiné-Bissau não adiantou outras informações sobre a morte do general, remetendo mais esclarecimentos para esta segunda-feira, depois da reunião de emergência convocada pelo governo.


Antes de ser conhecida por fontes não-oficiais a notícia da morte de Tagmé Na Waié, o porta-voz do CEMFA, comandante Arsénio Baldé, admitia "não ter ordens para falar sobre o assunto" enquanto a Polícia encerrava todas as ruas de Bissau que dão acesso ao quartel-general.

Os militares, por seu lado, mandaram encerrar a rádio privada Bonbolom, alegando questões de segurança - que, todavia, não especificaram - dos jornalistas que estavam a relatar a explosão.

O corpo do general Tagmé Na Waié foi recuperado dos escombros e transportado para as instalações da Força Aérea, em Bissalanca, perto do aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

em:

Jornal de Noticias


Editado pela última vez por Malves em 04 mar 2009 11:07, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Nino Vieira pode estar morto
MensagemEnviado: 02 mar 2009 09:52 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
Nino Vieira pode estar morto

Nino Vieira está em “paradeiro incerto”, é esta a informação avançada pelo governo guineeense. No entanto, o responsável das relações exteriores do exército, Zamura Induta, dá conta de que militares assassinaram o presidente da Guiné-Bissau. A capital guineense foi esta noite palco de explosões e tiros, um ataque não reivindicado que matou o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié. A violência continuava na madrugada desta segunda-feira.

Segundo o relato e um jornalista da RTP em Bissau, a casa de ‘Nino’ Viera está a ser parcialmente destruída e o espólio do presidente guineense a ser levado.

A RTP dá ainda conta de que é impossível uma aproximação ao local para tentar perceber o que realmente aconteceu a ‘Nino’ Vieira, e que os militares mandaram cancelar as emissões da televisão nacional e de várias estações de rádio.

Explosões e tiros fizeram-se sentir, esta noite, em vários locais da capital guineense, nomeadamente junto à residência do presidente e à Presidência da República, situadas em locais diferentes de Bissau.

02 Março 2009 - 08h08

Guiné-Bissau

em:
Correio da Manhã


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 03 mar 2009 10:23 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
Diplomatas condenam assassinato de Nino Vieira

Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O representante especial do Secretário- Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Rotaboba, condenou em nome do corpo diplomático acreditado em Bissau os assassinatos do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Batista Tagme Na Wai.

"Estamos chocados depois de termos sido informados do assassinato de duas eminentes personalidades da Guiné-Bissau", declarou Rotaboba em Bissau na sala de conferência do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Condenamos firmemente estes assassinatos. A segurança e a democracia devem ser imediatamente restabelecidas para que todo o mundo possa respeitar a Constituição", acrescentou.

O embaixador do Senegal na Guiné-Bissau, o general Abdoulaye Dieng, disse, por seu turno, que o chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, leva a cabo contactos com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a preservação da ordem e da coesão em Bissau, de que "acompanha de perto a situação".

O Presidente Nino Vieira foi assassinado segunda-feira de manhã por militares que atacaram a sua casa por volta de 4 horas (hora local e TUC) em represálias contra o atentado à bomba contra o Quartel General do Exército, domingo à noite, que custou a vida ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Batista Tagmé Na Wai.

Os oficiais do Estado-Maior das Forças Armadas afastaram a ideia dum golpe de Estado e prometeram respeitar a ordem constitucional e a democracia.

Bissau - 03/03/2009

em:
PANAPRESS


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal