Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 24 nov 2017 10:32

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 20 out 2008 14:35 
Desligado
Coordenadores
Avatar do Utilizador

Registado: 03 nov 2005 09:34
Mensagens: 521
Localização: V.N.Gaia/Portugal
OIF exige restabelecimento da ordem constitucional na Mauritânia

A 12ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) terminou domingo no Quebeque com a adopção duma declaração que exige o restabelecimento da democracia e da ordem constitucional na Mauritânia.

Na sua declaração de sete páginas, os 30 chefes de Estado e de Governo da comunidade francófona instaram igualmente a "manutenção da solidariedade com a República do Djibuti no conflito fronteiriço que o opõe à Eritreia".

"Exortamos a Eritreia a retirar-se imediata e incondicionalmente dos territórios djibutianos que ela ocupa. Desejamos igualmente a continuação do processo de libertação dos prisioneiros de guerra", prossegue o documento.

No capítulo económico, a OIF promete acções para ajudar a resolver a crise financeira.

"Persuadidos de que nenhum país está ao abrigo do problema que afecta os mercados mundiais do crédito e que as turbulências que assolam os nossos mercados pedem uma intervenção coordenada, comprometemos-nos a manifestar a nossa solidariedade na crise financeira actual", sublinha a Declaração de Quebeque.

Os chefes de Estado e de Governo presentes em Quebeque comprometeram- se igualmente a "participar activamente no reforço do sistema financeiro internacional para o tornar mais coerente e apoiar uma reforma que visa a transparência, a solidariede bancária, a integridade e a melhoria da governação económica mundial".

Relativament à Língua Francesa, que foi objecto duma mesa-redonda específica, os chefes de Estado e de Governo decidiram reforçar a sua posição nos sistemas educativos ao desenvolver um ensino público e privado de qualidade e tendo em consideração a repartição das competências no seio dos Estados neste domínio.

"Engajamos-nos a tomar a medidas necessárias para a aplicação efectiva das disposições nacionais e internacionais relativas à utilização do francês na vida internacional", sublinha a declaração dos chefes de Estado.

"Comprometemos-nos a tomar medidas adaptadas aos nossos meios respectivos para valorizar o estatuto e a utilização da Língua Francesa, língua viva e útil nos domínios económico, social, cultural, turístico e científico das nossas sociedades", prossegue o documento.

Os chefes de Estado e de Governo decidiram realizar a próxima Cimeira da Francofonia em 2010 em Madagáscar em detrimento da República Democrática do Congo, cuja candidatura foi fragilizada pela ausência do Presidente Joseph Kabila no Quebeque.


Quebeque - 20/10/2008
em:
Panapress


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal