Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 22 set 2018 03:19

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 ago 2009 14:21 
Desligado
Membros

Registado: 24 dez 2006 18:25
Olá

Em Setembro vou fazer uma visita a Fez e gostava que o pessoal me desse umas dicas.

Vou de avião dia 02 e volto dia 08, vou com uma amiga e sei que não será a melhor altura porque vou apanhar o ramadão, mas enfim é a data que consigo.

Em principio vamos fazer couchsurfing.

Espero que me possam ajudar.

Assunto da Mensagem: Re: Viagem a Fez (02/09 a 08/09)
MensagemEnviado: 04 ago 2009 19:41 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 05 mar 2007 20:33
mfaisca Escreveu:
....

8)

1. Camping internacional em Fez: há cerveja e restantes bebidas ocidentais
2. Para uma visita em liberdade à Medina fazer sempre de manhã cedo e acabá-la antes das 12/13H. Caso contrário os “guias” que buscam turistas pelas ruas a partir dessa hora não vos largam.
3. Percorram todos os recantos da Medina durante várias manhãs.
4. Ao fim da tarde passeiem a pé nas ruas “comerciais” da cidade e sentem-se em esplanadas observando, ouvindo e tomando os odores.

:wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 05 ago 2009 09:47 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 29 dez 2005 23:38
Olá Margarida :D

Fez é a cidade herdeira da cultura andaluz e berço do antigo Império de Marrocos.

A cidade é dividida em três:
- Fez a nova (Fès la jeune)sem interesse,
- Fez meia antigo (Fèz la demi-vieille), construída no século XIII pelos “Mérinides” e
- Fez parte antiga (Fèz la vieille).

É imperativo uma ida à Medina, visitar ou parar no Museu Dar Batha (museu de arte popular), o Medersa Bou-Inania, a mesquita Qaraouiyine, fundada no século IX , o Museu Nejjarine de Artes e Ofícios de madeira.

Fèz também está perto do Parque Nacional Tazzeka (visita obrigatória).

Ver também: Fonte Nejjarine, Mesquita Qaraouiyine, o Palácio Real de Fèz e a Porta Bab Bou Jeloud.

Espero que ajude. Boa viagem :wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 05 ago 2009 11:47 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 30 dez 2005 23:39
Olá

Sobretudo acerca da medina de Fez.

A primeira vez que fui a Marrocos entrei em Fez durante o Ramadão.

O Ramadão implica, entre outros aspectos, uma menor movimentação das pessoas, maior recolha em casa, as abstinências do costume, por tanto menos disponibilidade, preços mais elevados, logística mais dificultada.

Para quem gosta do bulício nocturno e de lojas abertas (como suponho), a coisa fica, sobretudo à noite, reduzida ao mínimo.

No meu périplo nocturno, na última noite do Ramadão em Fez, "apanhei" 3 lojas abertas, quando percorri a medina desde as 18:00 às 22:00.

Suponho que a medina ainda esteja a ser alvo de intervenção - no âmbito de um programa de recuperação urbana da Unesco - pelo que muitos sítios estarão escorados e não acessíveis.

De qualquer forma, a medina de Fez é excelente e pelo que li até agora, das que não visitei em outras cidades marroquinas, aquela é a única que tem muitas ruas tapadas com traves ou palmas, passagens inferiores, desníveis mais acentuados.

Fora da medina, há mais gente a circular, mais lojas abertas, melhor logística.

Imprescindível, também me parece ser parar em locais diferentes, observar o ambiente, e estabelecer contacto com os locais.

Contudo, a medina de Fez parece-me ser das mais difíceis - se não impossíveis - para percorrer sem guia.

A Universidade, os tanques de tinta e algumas lojas que dão para esse local, algumas pequenas praças, outras estreitas ruas, os batentes, as portas, alguns nomes de ruas, perspectivas das casas, mas sobretudo aquele caos organizado que é o bulício da medina, esses são aspectos a não perder.

Boa viagem!

Assunto da Mensagem: Comentários
MensagemEnviado: 06 ago 2009 00:22 
Desligado
Coordenadores

Registado: 03 nov 2005 02:10
Os tanques de curtição de peles são de visita obrigatória. Para lá chegares, tens de contratar um guia. Qualquer puto serve e podes conseguir um por 10Dh, uma vez que ele terá em expectativa levar-te a um restaurante caro onde ganhará muito mais à comissão :roll:

Tens de ser firme em relação ao "não".

Já estive na medina e Fés, se bem me recordo, três vezes. Fui sempre de guia e na primeira até almocei no tal restaurante :shock: Pagámos alguns 20 aerios e tivemos um palácio e respectivos empregados, só para nós 8)

Se quiseres arriscar a ir a solo, posso passar-te um ponto de GPS. Mas aviso que apanhar satélites lá no meio é muito complicado e terá de ser por aproximações.

Se te perderes, independentemente das ruas que escolheres, desce sempre. Acabarás por chegar à estrada :arrow:

Tirando a medina... escolhe mais motivos de interesse p.f. :wink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 06 ago 2009 00:49 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 28 jan 2008 15:24
boas
se tiveres maneira de te deslocares , podes ir ver este festival , em imilchil um bocado longe de fez mas que deve ser interessante , e quanto mais te afastares da cidade melhor deve ser o " sofá " .

http://www.saharayatlas.com/moussemimilchilnew.htm

jardinas

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: