Rituais

Para lá do horizonte
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MensagemEnviado: 01 ago 2009 19:23 
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Registado: 08 abr 2008 09:00
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Para maior conforto ao carregar a mochila, o peso deve estar colocado no local certo, e os ajustes feitos da forma apropriada.

O saco de dormir deve ficar no compartimento inferior da mochila, e os itens pesados, junto às costas. Objectos pequenos devem ser colocados na tampa da mochila, para que o acesso seja facilitado.

Para ser mais fácil de carregar, tente colocar o centro de gravidade da mochila entre seus ombros.

Leve somente o necessário!

Deve ainda considerar o seguinte:

[1] Afrouxe todas as tiras. Ponha a mochila nos ombros, a barrigueira no lugar e aperte. O meio da barrigueira deve ficar sobre os ossos da bacia, e não acima, para não apertar o estômago.

[2] Ajuste as tiras das alças mas não aperte muito, pois o peso não deve ser deslocado para os ombros. A maior parte do peso deve ser carregado pela barrigueira.

[3] Em mochilas que tenham o “Vari-Quick” (sistema que permite um ajuste rápido do tamanho das costas), verifique a altura das alças da mochila.

[4] As tiras estabilizadoras devem estar sobre a clavícula. Para ajustar as alças e chegar nesta posição, solte o velcro do sistema “Vari-Quick” e desloque-as para um ponto de ajuste, acima ou abaixo. Depois, fixe o velcro de novo. Com um ajuste adequado, as alças seguirão corretamente a curvatura de seus ombros.

[5] Depois, aperte as tiras estabilizadoras dos ombros e as da barrigueira, para trazer o centro de massa da mochila para junto de seu corpo. O ajuste deve ser mais apertado quando em terreno acidentado, com muitas subidas e descidas, e mais frouxo, quando em terreno plano ou para promover uma melhor ventilação nas costas.

[6] Para finalizar, feche a fivela da tira peitoral, e boa caminhada!

Esta informação foi obtida em http://www.deuter.com.br.


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 Assunto da Mensagem: Outras dicas
MensagemEnviado: 04 ago 2009 00:24 
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Registado: 03 nov 2005 02:10
Mensagens: 2810
Localização: Lisboa e Caldas da Rainha/Portugal
Aproveito para acrescentar que, com a experiência vão aprender a usar as correias de aperto em função dos pontos de fadiga.

Apertar as correias por cima dos ombros, aproxima destes o peso e consequentemente, folga as pernas.

Quando os ombros começam a estar doridos, é altura de apertar as correias de cintura e, consequentemente, passar o peso para as pernas e folgar os ombros.

Quando os ombros começam a ficar doridos e as pernas não têm mais para dar, é altura de puxar as correias da tenda e... encostar para esperar que passe :roll:

_________________
Paulo Alves
Estar longe é estar (des)perto!


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