Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 20 set 2018 18:26

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Açores] Percursos Pedestres
MensagemEnviado: 09 jul 2008 15:06 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
Açores

Neste conteúdo procuramos divulgar percursos pedestres existentes no país, dividindo-os pelos vários distritos.
Todas as informações que nos permitam complementar esta pesquisa, são bem vindas.


Imagem

Terceira

Imagem# Nome do Percurso: Serreta-Lagoinha
Extensão: 7 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC3)
Local de partida/chegada: Freguesia da Serreta
Duração: Cerca de 2h30m (oficialmente, porque na prática serão cerca de 4h)
Quota máxima atingida: 800m

Descrição: Este trilho começa e termina na freguesia da Serreta e tem a duração total de cerca de 2h30m. Inicia-se na estrada regional subindo por um troço de alcatrão, a Canada das Fontes, durante cerca de 200 metros. Na primeira bifurcação deve virar à direita e prosseguir por um caminho de terra batida que se vai estreitando, ladeado por uma vegetação muito variada, que inclui flora endémica como urze, pau branco e faia mas também algumas infestantes como incenso e acácia. No fim deste caminho deve virar novamente à direita por um caminho mais largo, até encontrar um atalho à esquerda por onde deve prosseguir e seguir de acordo com a sinalização.

Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Monte Brasil
Extensão: 7,5 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC4)
Local de partida/chegada: Parque do Relvão
Duração: Cerca de 2h30m
Quota máxima atingida: 230m

Descrição: Este trilho começa e termina junto ao Parque do Relvão e tem a duração aproximada de 2h 30m. Inicie subindo em direcção à Fortaleza, após passar a arcada vire à esquerda e, seguindo a sinalética, depois de cerca de 300 m, chegará à Ermida de Santo António. Durante esta parte do percurso pode apreciar a vista sobre a Cidade e a Baía de Angra. Suba de seguida o atalho à sua direita até ao parque de merendas, onde o caminho continua até ao Pico do Facho. Depois de apreciar a vista no Pico do Facho (ponto mais alto do onte Brasil: 250m), desça durante cerca de 1km até encontrar um pequeno atalho à esquerda por onde se deve entrar.

Imagem Download do Percurso


São Miguel

Imagem# Nome do Percurso: Vista do Rei Sete Cidades
Extensão: 7 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR3SMI)
Local de partida/chegada: Miradoura da Vista do Rei - Freguesia das Sete Cidades
Duração: Cerca de 2h00m
Quota máxima atingida: 550m

Descrição: Este percurso começa no Miradouro da Vista do Rei, termina na freguesia das Sete Cidades e tem a duração total de cerca de 2h. Inicia-se pela vertente oeste da Cumeeira da Caldeira das Sete Cidades. Nesta parte do percurso pode observar-se: do lado direito a Caldeira Seca e as Lagoas das Sete Cidades e do lado esquerdo a costa oeste da Ilha de São Miguel. Deve seguir por este caminho, de terra batida, até chegar à estrada alcatroada que liga a freguesia dos Mosteiros à das Sete Cidades. Prossiga para a direita e desça até surgir à esquerda um caminho de terra batida. Continue nesse caminho até encontrar uma bifurcação onde este trilho se cruza com o percurso PR-4-SMI. Nesse local, vire à direita e desça até à Freguesia das Sete Cidades. O percurso percorre uma zona classificada como Paisagem Protegida. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Mata do Canário Sete Cidades
Extensão: 11 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PR04SMI)
Local de partida/chegada: Mata do Canário - Freguesia das Sete Cidades
Duração: Cerca de 3h00m
Quota máxima atingida: 800m

Descrição: Este percurso começa junto à Mata do Canário, termina na freguesia das Sete Cidades e tem a duração
total de cerca de 2,5 h. Inicia-se por um piso alcatroado (cerca de 100 metros) que desce junto dum aqueduto até ao Muro das Nove Janelas. Nesse local, vire à esquerda para um caminho de terra batida. Esta parte do trilho sobe sempre, até chegar à vertente norte da cumeeira da Lagoa Azul das Sete Cidades.
Prossiga, contornando a Lagoa até chegar a uma bifurcação. Nesse local, vire à esquerda e desça até à freguesia das Sete Cidades, onde o trilho termina. Em diversos pontos do percurso pode apreciar-se
uma vista panorâmica das Lagoas das Sete Cidades. Todo este percurso percorre uma zona classi_cada como Paisagem Protegida.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Lomba da Fazenda
Extensão: 8 km
Grau de dificuldade: Difícill
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR08SMI)
Local de partida/chegada: Lomba da Cruz - Pico da Vara
Duração: Cerca de 5h00m
Quota máxima atingida: 1 103m

Descrição: Este percurso pedestre começa na Lomba da Cruz, freguesia da Lomba da Fazenda, e termina no Pico da Vara (ponto mais alto da Ilha de São Miguel: 1.103m). Após alcançar o cume pode-se descer pelo mesmo caminho ou optar pelo percurso PR-7-SMI que termina na Algarvia, sendo a duração do percurso de aproximadamente 5h, independentemente da opção
escolhida. Estes trilhos eram utilizados pelos antigos para aceder ao mato onde faziam produção de carvão e maneio
de gado. O trilho inicia-se por um caminho de terra batida localizado numa zona de pastagens e após cerca de 400m chegará a um bebedoiro onde deverá seguir o caminho em frente entrando numa mata de criptomérias. Depois de
aproximadamente 1 km chegará a uma bifurcação onde deverá voltar à direita e, continuando sempre em frente,
chegará a uma zona mais aberta com uma vista panorâmica sobre o Vale da Ribeira do Guilherme. Aqui o trilho torna-se mais estreito (pé posto) e segue sempre ao longo do cume até ao Pico da Vara. É uma zona de vegetação arbustiva, encontrando-se como espécies endémicas predominantes o cedro do mato (Juniperus brevifolia), a urze (Erica azorica), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o azevinho (Ilex perado), o louro (Laurus azorica) e o folhado (Viburnum ubcordatum) e a cletra (Clethra arborea) como a principal espécie exótica. Nas zonas mais expostas é necessário ter algum cuidado com as gaivotas pois estas tornam-se muito agressivas na época de nidificacação (Primavera). Este percurso passa numa Zona de Protecção Especial devido à presença do priolo (espécie em risco de extinção). É responsabilidade de
todos nós contribuir para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Praia da Amora Lobeira
Extensão: 7 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR10SMI)
Local de partida/chegada: Caminho de acesso à Praia da Amora - La Lobeira
Duração: Cerca de 2h30m
Quota máxima atingida: 150m

Descrição: Este percurso começa junto ao caminho de acesso à Praia da Amora, Freguesia da Ponta da Garça, termina na zona da Lobeira, Freguesia da Ribeira Quente e tem a duração de cerca de 2h30m. É um percurso com muitas subidas e descidas, que decorre quase sempre junto à costa e que atravessa diversas ribeiras. Tem início por um caminho de terra batida que desce até ao mar. meio da descida encontrará um desvio à direita, com uma escadaria que dá acesso à Praia da Amora.

Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Ribeira do Faial Da Terra
Extensão: 6,5 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR11SMI)
Local de partida/chegada: Parque Florestal da Água Retorta - Do Faial da Terra
Duração: Cerca de 2h00m
Quota máxima atingida: 800m

Descrição: Este trilho começa no Parque Florestal da Água Retorta, termina no Faial da Terra e tem a duração total de cerca de 2h. Inicia-se descendo por entre pastagens até chegar a um moinho abandonado. Nesse local, encontra-se uma ponte centenária que atravessa a ribeira do Faial da Terra. A seguir progride por uma mata de criptomérias e incenso, atravessando várias pontes de madeira sobre os pequenos riachos que alimentam a ribeira principal. É necessário algum cuidado ao atravessar as pontes, pois podem estar escorregadias devido à humidade.
O percurso continua depois por uma escadaria até chegar a uma bifurcação, onde este trilho se cruza com o PRC-9-SMI Salto do Prego.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho do Agrião
Extensão: 8,4 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR12SMI)
Local de partida/chegada: Porto da Povoação - Ribeira Quente
Duração: Cerca de 3h00m
Quota máxima atingida: 280m

Descrição: O trilho começa na Povoação, termina na Ribeira Quente e tem a duração de cerca de 3h. Inicia-se junto ao Porto da Povoação. Saindo da vila caminha cerca de 250 m pela estrada regional até encontrar um desvio à esquerda para um
atalho de pé posto que termina na beira-mar. Nesta zona podem-se observar as ruínas de um antigo moinho, a Ponte de Ferro, uma magnífica ponte centenária com dezenas de metros de altura que se encontra sobre a Ribeira de Pelanes e várias plantas endémicas como a Figueira Brava (Pericallis malvifolia) e o Bracel da Rocha (Festuca petraea). Após visitar esta zona balnear, tem voltar para trás e virando à esquerda sobe para a Lomba do Cavaleiro. Seguindo sempre a sinalética encontra um atalho de pé posto à esquerda que termina na Lomba do Cavaleiro. Neste atalho é conveniente fazer uma paragem e observar a magnífica vista para os Graminhais, Pico da Vara, Pico Bartolomeu e para as Sete Lombas da Povoação.

No final do atalho encontra uma estrada cimentada que sobe até à estrada regional. Virando à esquerda, depois de cerca de 600 m, existe, à esquerda, um caminho de terra batida, aí inicia a descida para a Ribeira Quente.
Este caminho dá continuidade a um atalho de pé posto que desce sempre até chegar a uma ribeira. Depois de atravessar a ribeira continua, subindo por uma mata de incenso (Pittosporum undulatum), acácia (Acacia sp.) e vinháticos (Persea indica). No final da subida encontra uma bifurcação, já num caminho mais largo de terra batida, onde deve virar à esquerda. Continuando, encontrará um novo atalho à esquerda, que o levará a uma ponte de madeira. Depois de passar esta ponte, deve virar novamente à esquerda e continuar por um caminho de terra batida ao longo da costa, até chegar à Ribeira Quente, onde o trilho termina.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho do Lombo Gordo
Extensão: 4 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR13SMI)
Local de partida/chegada: Lombo Gordo - Freguesia da Água Retorta
Duração: Cerca de 1h00m
Quota máxima atingida: 450m

Descrição: O trilho começa no Lombo Gordo, termina na Freguesia da Água Retorta e tem a duração total de cerca de 1h. Tem ínicio por um caminho de terra batida numa zona de pastagens.
Após caminhar cerca de 500m encontrará um trilho de pé posto à direita, por onde deve seguir através de uma mata de criptomérias e incensos.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho do Pico da Água Retorta
Extensão: 6,7 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR14SMI)
Local de partida/chegada: Igreja da Freguesia de Água Retorta - Freguesia do Faial da Terra
Duração: Cerca de 2h00m
Quota máxima atingida: 450m

Descrição: Este trilho começa na Igreja da freguesia de Água Retorta, termina na freguesia do faial da Terra e tem a duração total de cerca de 2h.
Inicia-se por um caminho de terra batida, onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica sobre a Água Retorta, Pico Bartolomeu e Pico da Vara. Em dias de boa visibilidade pode também avistar-se a ilha de Santa Maria.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho do Pico da Areia
Extensão: 6 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR15SMI)
Local de partida/chegada: Antigo caminho agrícola - Freguesia da Ribeira Quente
Duração: Cerca de 2h00m
Quota máxima atingida: 500m

Descrição: Este percurso inicia-se num antigo caminho agrícola, ladeado por criptomérias e conteiras e tem a duração total de cerca de 2h. Depois de caminhar aproximadamente 1 km entra-se num caminho de terra batida (com muita pedra pomes) contornando-se uma parte do Pico da Areia pelo seu lado esquerdo, depois deve-se voltar à direita para um atalho que sobe o Pico da Areia até ao seu ponto mais alto, de onde se tem uma magnífica vista para Lagoa das Furnas. Toda esta área apresenta uma grande densidade e diversidade de espécies endémicas pois é uma zona de replantação. Seguindo atentamente as marcas, encontra-se um caminho de pé posto à esquerda que desce para a Ribeira Quente. Na parte inicial o caminho apresenta uma comunidade vegetal com muitas endémicas, sendo a urze predominante. Um pouco mais adiante as urzes dão lugar a conteiras e incenso e o caminho torna-se mais inclinado.

Nessas zonas mais íngremes ainda se encontram antigas calçadas que foram feitas pelos antigos que usavam este mesmo trilho para irem da Ribeira Quente às Furnas vender o peixe e comprar milho e outros viveres. Depois de descer cerca de 2,5 km chega-se a uma estrada de alcatrão que fica na margem direita da Ribeira Quente e, um pouco à frente, encontra-se a Freguesia da Ribeira Quente.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho do Redondo
Extensão: 3,2 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR16SMI)
Local de partida/chegada: Redondo - Freguesia da Ribeira
Duração: Cerca de 1h10m
Quota máxima atingida: 350m

Descrição: Este trilho começa na Estrada Regional numa zona denominada Redondo, termina na Freguesia da Ribeira Quente e tem a duração total de cerca de 1h. O tipo de piso é de pé posto ao longo de todo o percurso. Parte inicial do trilho apresenta uma vista esplendorosa sobre o Salto do Cavalo.

Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Trilho da Vigia da Baleia
Extensão: 8 km
Grau de dificuldade: Médiol
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR18SMI)
Local de partida/chegada: Vila da Povoação - Freguesía do Faial da Terra
Duração: Cerca de 3h00m
Quota máxima atingida: 480m

Descrição: O trilho inicia-se na Vila da Povoação, termina na Freguesia do Faial da Terra e tem a duração aproximada de 3h. Começa na estrada que sobe para a Lomba de Pós, no final da qual se encontra um caminho à direita por onde se deve entrar. Este caminho asfaltado transforma-se num atalho de pé posto que
continua a subida para o Pico dos Bodes. É um atalho antigo que fazia a ligação entre as duas freguesias e ainda se encontram extensas zonas com calçada de pedra feita pelos antigos. Este atalho transforma-se num caminho de terra batida ladeado por uma mata de incensos (Pittosporum undulatum), conteiras (Hedychium gardneranum) e riptomérias
(Cryptomeria japonica). No final chega-se a um entroncamento onde se deve virar à esquerda para visitar o Miradouro do Pico dos Bodes e desfrutar de uma vista panorâmica sobre uma grande parte da Ilha de São Miguel. Depois de apreciar a vista deve-se voltar para trás e, seguindo sempre em frente, começa-se a descida para o Faial da Terra. Inicialmente o caminho faz-se por um piso asfaltado, depois volta-se à esquerda para um caminho de terra batida que
dá continuação a um atalho de pé posto ladeado por abrigos de buxeiro e pastagens. Este atalho termina na estrada regional ao longo da qual se deve caminhar cerca de 300m, encontrando depois uma seta à direita que indica a descida através de um atalho de pé posto para a Vigia da Baleia. Neste local podem-se visualizar cetáceos com alguma frequência. Depois de visitar a Vigia da Baleia continua-se a descida para o Faial da Terra tendo como pano de fundo a Fajã do Calhau. Este atalho termina na estrada regional e, depois cerca de 100m, encontra-se novamente um
atalho à direita que termina no Faial da Terra. Nesta Freguesia pode-se ainda visitar o antigo Porto da Baleia.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Praia-Lagoa do Fogo
Extensão: 12 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PRC02SMI)
Local de partida/chegada: Verrado Correia - Pico da Barrosa
Duração: Cerca de 4h00m
Quota máxima atingida: 400m

Descrição: Este trilho inicia-se por um caminho de terra batida numa zona de pastagens, até chegar a um tanque de água onde se volta à esquerda iniciando a subida por entre uma mata de eucaliptos, incensos, acácias e conteiras. Um pouco à frente encontram-se também vários exemplares de espadana, uma planta proveniente da Nova Zelândia que era fiada e tecida numa antiga fábrica cujas ruínas ainda se podem visitar.

Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Serra Devassa
Extensão: 4,5 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC05SMI)
Local de partida/chegada: Perto da Lagoa do Canário - Perto da Lagoa do Canário
Duração: Cerca de 2h00m
Quota máxima atingida: 850m

Descrição: Este trilho começa e termina perto da Lagoa do Canário e tem a duração de cerca de 2h. Atravessa toda a zona da Serra Devassa, onde se localizam o maior número de lagoas da Ilha de São Miguel. Poderá conhecer, além da já referida Lagoa do Canário, a Lagoa das Éguas, Lagoa Rasa e Lagoa do Carvão, entre outras. Chama-se também a atenção para um aqueduto (chamado “Muro das Nove Janelas”) que serviu para o transporte de água para Ponta Delgada, e que se pode observar junto da Lagoa do Pau Pique. As sinalizações indicam-lhe, com facilidade, o caminho a percorrer. No entanto neste percurso, que decorre entre os 750 e os 900 m de altitude, é frequente a
ocorrência de nevoeiro. É por isso aconselhado o período entre Fevereiro e Outubro para o percorrer.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Lagoa das Furnas
Extensão: 10,7 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PRC06SMI)
Local de partida/chegada: Às Caldeiras das Furnas - Às Caldeiras das Furnas
Duração: Cerca de 3h30m
Quota máxima atingida: 340m

Descrição: Este trilho começa e termina junto às Caldeiras das Furnas e segue junto à Lagoa, passando ao lado da Ermida Nossa Senhora das Vitórias (Igreja do século XIX, em estilo Gótico). Após cerca de 1h30 de percurso há um desvio. Nessa altura, se optar pela direcção Lagoa Seca/Vila das Furnas continuará por um percurso de elevações acentuadas, maior grau de dificuldade e com duração de cerca de 2h00, até retornar ao ponto de partida. Se sentir já algum cansaço, poderá optar por voltar directamente às Caldeiras, continuando junto à Lagoa. Nesse caso, chegará lá cerca de meia hora depois.

Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Faial da Terra Salto do Prego
Extensão: 4,7 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC09SMI)
Local de partida/chegada: Do Faial da Terra - Do Faial da Terra
Duração: Cerca de 1h30m
Quota máxima atingida: 250m

Descrição: Este trilho começa e termina na localidade do Faial da Terra e tem a duração de cerca de 1h30m. De início, segue junto à margem da ribeira, que se mantém com água durante todo o ano, e donde o trilho só se afasta, por um carreiro com inclinação elevada, até junto da primeira bifurcação. Nesta altura, deve prosseguir-se para o Salto do Prego, uma bonita cascata onde predomina a mata de incenso e de acácia. São desaconselhados os banhos na cascata devido à possibilidade de queda de troncos de árvore. Volta-se depois pelo mesmo caminho até chegar novamente à bifurcação, onde agora se vira à direita para o lugar do Sanguinho. Este lugar, que conta com cerca de vinte casas desabitadas em processo de recuperação, pensa-se que foi assim chamado pela forte presença da planta endémica da Madeira e dos Açores com esse nome: "sanguinho".
Depois do lugar do Sanguinho o trilho progride por uma descida, até chegar novamente à localidade do Faial da Terra. Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Nascentes da Rocha de Santo António
Extensão: 4 km
Grau de dificuldade: Médio
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC17SMI)
Local de partida/chegada: Freguesía de Santo António - Freguesía de Santo António
Duração: Cerca de 1h30m
Quota máxima atingida: 140m

Descrição: Este trilho começa e termina na Freguesia de Santo António (junto ao Caminho Velho) e tem a duração total de cerca de 1h30. Inicia-se descendo as Nascentes da Rocha de
Santo António, por um caminho de terra batida que passa por pequenos reservatórios de água para abastecimento público, até chegar à Central Hidroeléctrica de Santo António. A seguir, regresse ao trilho,
que prossegue em atalho de pé posto, por entre canas e linhas de água, até chegar a uma zona rochosa junto ao mar. Durante toda a descida pode desfrutar de uma vista sobre a costa Norte da Ilha de São
Miguel, em particular sobre as Capelas. Prossiga, subindo a falésia para Santo António. Nesta fase, o trilho é muito inclinado. O final da subida dá acesso a um largo: o Beco das Terças.
Depois, continue durante cerca de 300m em piso alcatroado e vire a seguir à esquerda, para um caminho de terra batida, que termina no Porto de Santo António. Finalmente, volte atrás até ao Beco das Terças e
caminhe pelo centro da freguesia durante cerca de 500m até regressar ao local onde iniciou a caminhada.


Imagem
Download do Percurso

Graciosa

Imagem# Nome do Percurso: Serra Branca-Praia
Extensão: 7 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Pequena Rota (PR1GRA)
Local de partida/chegada: Parque Eólico da Serra Branca - Praia
Duração: Cerca de 2h30m
Quota máxima atingida: 380m

Descrição: Este trilho começa junto ao caminho de acesso ao Parque Eólico da Serra Branca, termina na Praia e tem a duração total de 2h30m. É um trilho fácil de percorrer, que travessa a ilha Graciosa da costa oeste à costa leste. Cerca de 500m após o início do trilho atinge-se o Pico das Caldeirinhas, o mais elevado do conjunto dos cones vulcânicos da Serra Branca (360m).
No meio do percurso, junto à Cruz de Barro Branco, pode-se desfrutar uma vista panorâmica sobre toda a costa norte da ilha. No final do trilho, o mar e o Ilhéu da Praia podem ser observados em toda a sua beleza.


Imagem Download do Percurso


Imagem# Nome do Percurso: Volta à Caldeira Furna do Enxofre
Extensão: 9 km
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de Percurso: Circular - Pequena Rota (PRC2GRA)
Local de partida/chegada: Canada Longa - Canada Longa
Duração: Cerca de 3h00m
Quota máxima atingida: 200m

Descrição: Este trilho começa e termina junto à Canada Longa e tem a duração total de 3h. Começa por subir até um túnel que dá acesso à Furna do Enxofre, assinalado a tracejado no mapa. melhor hora para observar a furna é entre as 11 e as 14 horas, altura em que os raios solares penetram no seu interior. Após visitar a Furna do Enxofre (onde existe apoio e informações específicas),
deve voltar ao trilho pelo mesmo caminho e virar depois à direita de acordo com a sinalização. Cerca de 100m depois encontrará uma escadaria em madeira que dá acesso à Furna da Maria Encantada, onde
pode entrar e observar as diversas formações geológicas existentes. Nesse local, existe também um miradouro onde se tem uma belíssima vista da Caldeira. A seguir, o trilho continua circundando a Caldeira, como se pode observar no mapa. Durante o percurso pode também desfrutar uma vista panorâmica sobre quase toda a costa da ilha Graciosa. O trilho atravessa uma zona de Reserva, o Parque Florestal da Caldeira. É responsabilidade de todos nós contribuir para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Imagem
Download do Percurso

Colaboraram na pesquisa deste conteúdo: Marisa Alves, Paulo Alves, Tiago Fortuna


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem: Nome do Percurso: Serreta-Lagoinha
MensagemEnviado: 03 ago 2008 16:42 
Desligado
Membros
Avatar do Utilizador

Registado: 29 nov 2007 02:04
Mensagens: 12
Localização: Portugal
Olá!

Apenas uma correcção!
De facto o percurso Serreta-Lagoinha, vem nas informações oficiais como sendo possivel percorrer em duas horas e meia..o que não é totalmente verdade > por experiencia (desde que estamos a viver na Terceira, ja fizemos esse trilho várias vezes) e podemos assegurar que pode tardar até seis (6) horas, dependendo do ritmo e condição fisica dos participantes.

O mais normal é contar com 4 horas para o cumprir!

outra questão prende-se com a carga do trilho... a parte final da ascenção e a descida à lagoinha, está bastante danificada, pelo que, por motivos de preservação do trilho, não recomedamos que o façam (na sua parte final).

para mais esclarecimentos, estamos por cá! :)

abraços
tiago fortuna


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 03 ago 2008 20:03 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
caminho de cabras Escreveu:
Olá!

Apenas uma correcção!
De facto o percurso Serreta-Lagoinha, vem nas informações oficiais como sendo possivel percorrer em duas horas e meia..o que não é totalmente verdade > por experiencia (desde que estamos a viver na Terceira, ja fizemos esse trilho várias vezes) e podemos assegurar que pode tardar até seis (6) horas, dependendo do ritmo e condição fisica dos participantes.

O mais normal é contar com 4 horas para o cumprir!

outra questão prende-se com a carga do trilho... a parte final da ascenção e a descida à lagoinha, está bastante danificada, pelo que, por motivos de preservação do trilho, não recomedamos que o façam (na sua parte final).

para mais esclarecimentos, estamos por cá! :)

abraços
tiago fortuna


Olá Tiago :D

Agradeço a correcção :wink:

Dos percursos pedestres que tenho feito, utilizando (PR) facultados pelos postos de turismo, o tempo dado como estimado nao tem fugido muito do real, mas é como dizes: depende do ritmo dos participantes.

Infelizmente, ainda nao tive oportunidade de conhecer nenhum PR nos Açores!

Nao tens fotografias deste trilho que pudesses partilhar, aqui connosco?

Um dia aparecemos aí na Terceira e quem sabe se não contamos com a vossa ajuda :wink:

Marisa


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 ago 2008 16:59 
Desligado
Membros
Avatar do Utilizador

Registado: 29 nov 2007 02:04
Mensagens: 12
Localização: Portugal
Olá Marisa!

Seria óptimo contar com vocês cá pelos Açores!
Contem connosco para todo o acompanhamento possivel! Há muito que descobrir por cá! :)

vou tentar introduzir algumas das minhas imagens!!

Abraços e até breve!
[/list][/url]


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 19 ago 2008 13:37 
Desligado
Dinamizadores
Avatar do Utilizador

Registado: 29 dez 2005 23:38
Mensagens: 766
Localização: Lisboa/Portugal
caminho de cabras Escreveu:
vou tentar introduzir algumas das minhas imagens!!


Olá Tiago :lol:

Se precisares de ajuda, dispõe!

Daqui do continente :twisted:

Abraços e beijinhos

Marisa


Topo
 Perfil  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 26 ago 2008 20:05 
Desligado
Membros
Avatar do Utilizador

Registado: 29 nov 2007 02:04
Mensagens: 12
Localização: Portugal
Preciso!!!!!

(nao sei se difere alguma coisa, mas trabalho em plataforma Mac!)
Obrigado!

Abraços e Beijinhos,
tiago

(estaremos em Lx Sexta e Sábado!)


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal