Rituais

Para lá do horizonte
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 Assunto da Mensagem: [Condução] Neve e gelo
MensagemEnviado: 16 out 2007 12:54 
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Registado: 10 ago 2006 11:22
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Regras básicas para a condução em neve e gelo:

1.A tracção às quatro rodas nunca deve ser entendida como uma forma de colocar o dobro da potência no solo, mas sim como a melhor maneira de distribuir a mesma potência por um maior número de rodas e, desse modo, optimizar a fraca aderência e melhorar o controle da viatura;

2.Nunca devemos esquecer que, frequentemente, a neve oculta fendas e outros obstáculos que podem danificar gravemente a viatura e impedir a progressão;

3.Todos os cuidados são poucos na travagem, não tendo os 4x4 qualquer vantagem sobre uma viatura 4x2 se apenas usarem os travões. A optimização do controle da viatura resulta da utilização do motor e da transmissão às 4 rodas para acelerar e diminuir eficazmente a velocidade de marcha;

4.A utilização de sistemas ABS melhora sensivelmente a resposta da travagem. No entanto, no gelo o ABS é apenas uma pequena ajuda, principalmente se houver forte inclinação, seja para que lado for;

5.Quem não possui ABS deve usar o sistema de travar cadenciadamente (trava, alivia ligeiramente e volta a travar com mais pressão – mas nunca de modo a perder o controlo da direcção/tracção);

6.Deve sempre usar-se a relação de transmissão mais alta possível, a tracção às quatro rodas e, se o piso estiver muito escorregadio, o bloqueio de diferenciais;

7.O bloqueio deve sempre ser desligado em piso com boa aderência, a fim de evitar esforços torcionais desnecessários;

8.Em qualquer caso, deve sempre evitar-se qualquer tipo de manobras bruscas, i.e., acelerações, guinadas e travagens;

9.Todos os pneus M+S têm boa aderência em pisos de neve; seguem-se os AT e em último lugar os MT;

10.Em caso de existência de gelo e falta de aderência, deve-se retirar pressão aos pneus, de modo a aumentar a superfície de contacto com o piso e, consequentemente, a aderência;

11.Nas mesmas condições de espessura e inclinação da placa de gelo, é ligeiramente mais fácil circular em pista do que sobre alcatrão (mas tem o risco acrescido de não se saber o que pode estar debaixo dele…);

12.Correntes para neve/gelo: são um utensílio de segurança adicional. Quem queira comprar, informe-se sobre a qualidade do que for adquirir, pois se comprar “gato por lebre” rapidamente as correntes ficam feitas em fanicos;

13.O Hi-lift é um óptimo utensílio para levantar/libertar viaturas frequentemente imobilizadas devido ao assentamento do chassis; pode ser utilizado em conjunto com placas de desatascamento, ramos de arbustos, tapetes, etc.;

14.Cinta ou cabo de reboque, uma pá para retirar neve e um pequeno machado para rasgar trilhos no gelo (muito útil quando se tenta fazer marcha atrás e vamos para todas as direcções menos para onde queremos) são 3 dos acessórios mais acessíveis e mais fáceis de usar com bons resultados;

15.Sempre que possível, viaje acompanhado(a) de outra(s) viatura(s);

16.O correcto conhecimento das características da viatura, do terreno e dos nossos próprios limites devem ser os nossos melhores conselheiros;

17.Por último, se não tem a certeza, não arrisque.

Bons passeios.

_________________
José Ventura
O caminho faz-se caminhando...
http://100azimutes.wordpress.com


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 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 16 out 2007 22:58 
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Registado: 02 ago 2007 00:52
Mensagens: 13
Localização: Setúbal/Palmela - Região Turistica da Costa Azul
Amigo Ventura,

Todas estas dicas são presságio de uma boa preparação para uma viagem na Serra da Estrela com neve.
Espero que esteja tudo bem com vocês, não tenho vindo muito aos Rituais mas estamos a contar contigo para a viagem da Serra da Estrela.
Grande abraço para vocês

Helder Rocha


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