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Para lá do horizonte
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 Assunto da Mensagem: [Condução] Areia
MensagemEnviado: 28 mar 2007 00:25 
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Condução em Areia

Não é muito difícil encontrar areia no nosso país, mas na maior parte dos casos é zona protegida por isso é necessário ter em atenção o local que escolhemos para por em pratica este tipo de condução.

Antes de partir deve-se sempre fazer acompanhar do equipamento adequado como placas de areia, pneus, filtros de ar sobresselentes, compressor e medidor de pressão.

Se o objectivo é realmente andar em pisos arenosos, convém então baixar a pressão dos pneus entre 50 a 70 por cento. O que faz com que aumente a superfície de contacto com o solo.
Deve ter-se atenção aos pneus tubless para não esvaziar demasiado o que pode provocar perda de ar entre a jante e o pneu.

A maneira simples e eficaz de atravessar com êxito uma zona de areia é manter a velocidade um pouco elevada, certa e constante, sempre que possível numa trajectória mais ou menos recta. Pois manobras bruscas ou o simples facto de travar implicam a perda de tracção e por consequência o atolamento.
Logo que detectemos que o veículo vai atolar ou que perdeu tracção de tal forma que vai parar, deve deixar de acelerar para que não acabe com o veículo completamente atolado e imobilizado.

Se o progresso for impossível e o caminho só for um, deve tentar avançar com as placas de areia uma a uma até encontrar um local mais estável. Senão terá de procurar outro caminho alternativo em que a areia não seja tão branda para não ter de esvaziar em demasia os pneumáticos correndo o risco de um sair da jante ou se danificar. Material como os tapetes, roupa, etc., servem para colocar entre as rodas e a areia de forma a ganhar tracção.
Se já ficou atolado o melhor é mesmo por mãos ao trabalho e começar por ver se o veículo está assente no terreno para libertar de areia essa zona. Deve retirar a areia em volta dos pneus para libertar as rodas e poder efectuar alguma manobra, embora nestes casos o melhor caminho seja em frente ou para traz sempre em linha recta.

No caso de querer colocar uma prancha terá de desimpedir o caminho de areia da roda para poder colocar a prancha bem por baixo do pneu para este ganhar logo tracção. Se possui macaco ou hi-lift pode levantar o carro e aqui o objectivo é ao contrário. Deve tapar os buracos provocados pelo patinar das rodas e em seguida então colocar a placa ou algum do objectos descrito em cima de forma a ganhar tracção e velocidade para prosseguir ate um local mais estável ou compacto.
Só deve tentar o arranque depois de ter liberto o veículo de toda a areia que possa impedir o progresso do mesmo economizando assim energia (mão-de-obra) e tempo.

Nas horas de maior calor a areia “abre” e então o progresso nestes terrenos faz-se com maior dificuldade. O melhor será sempre andar o mais cedo possível evitando assim as horas de maior calor.
Para não ter o dissabor de passar horas a desatolar o carro constantemente e ou até colocar-se em situações de perigo deve sempre fazer acompanhar-se de outra viatura TT para que em caso de resgate esse seja o mais eficaz possível.

Andar nas dunas é uma transgressão grave punível com multa.

Boas aventuras em segurança.

_________________
Francisco Fernandes
Demora-te onde te sentires satisfeito!!
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Editado pela última vez por Francisco_Fernandes em 03 abr 2007 14:55, num total de 1 vez.

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