Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 17 fev 2019 11:50

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Segurança] Rafting e outros
MensagemEnviado: 01 jun 2008 00:20 
Desligado
Coordenadores
Avatar do Utilizador

Registado: 03 nov 2005 02:10
Mensagens: 2810
Localização: Lisboa e Caldas da Rainha/Portugal
Conteúdo migrado do tópico referente a [Rafting e Pedestre] Paiva abaixo (7 e 8.6.2008)
Margarida260 Escreveu:
Viva a todos,

Queria desde já referir que esta informação não tem por objectivo denegrir directamente a imagem de nenhuma instituição ou pessoa. Pretendo apenas alertar todos os potenciais interessados em participar na descida de rafting do rio paiva, para o risco de efectuarem/ comprarem actividades no âmbito de jogos de Paintball, Percursos Pedestres, Montanhismo, Percursos em Águas Bravas ou outras actividades em espaços naturais, públicos ou privados com pessoas auto-intituladas de "empresas" que não têm qualquer tipo de competência legal ou até técnicas para fazerem ou exercerem este tipo de actividade.

Não têm competências legais, porque ao contrário do que são obrigadas e está definido em Decreto de Lei, actuam e exercem este tipo de actividade sem os devidos Alvarás e/ou Licenças, assim como seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais (seguros obrigatórios com capitais minimos definidos em Decreto de Lei). Os seguros desportivos não são suficientes, excepto se cumprirem os requisitos mencionados em DL.

Não têm competências técnicas e, ainda assim assumem a intenção de guiarem pessoas, que inadvertidamente acabam por estar por sua propria conta e risco em ambientes para os quais não estão qualificados e pior ainda, que muitas vezes desconhecem.

De lamentar ainda, aquele grupo (infelizmente não muito restrito) de pessoas que acumulam estes dois tipos de ilegalidades e que oferecem ao público em geral um diversificado tipo de produtos como se de uma empresa (no verdadeiro sentido da palavra) se tratassem.

É este tipo de pessoas, que actua à margem da lei, que não tem conhecimentos suficientes para evitar acidentes básicos e que depois tentam encobrir, que urge denunciar e combater (www.asae.pt).

Não pretendo com isto dizer que alguem (que cumpra os requisitos exigidos por lei para as empresas de animação turística ou operadores maritimo turísticos) esteja imune a acidentes. Não! Todos estão sujeitos! Mas quando acontecerem que seja nas mãos daqueles que reconhecidamente têm os conhecimentos técnicos e legais para exercerem este tipo de actividade e que garantidamente poderão prestar aos seus clientes um acompanhamento responsável e de qualidade!

É um direito dos clientes e um conselho que vos deixo, sempre que contratarem um serviço de natureza turística a uma empresa, peça o n.º do Alvará ou licenças, assim como o comprovativo de activação dos seguros. Esta é a única forma de comprovar que está a contratar um serviço a profissionais do sector e não a alguem que intitulado de empresa que trabalha à margem da Lei.

Podem também consultar quais as empresas licenciadas pelo instituto de turismo de portugal em www.dgturismo.pt assim como as empresas com licenciamento de operador maritimo turistico e utilização de recursos hidricos em www.ccdrn.pt

Reclamar, é ainda um vosso direito pelo que todas as empresas devem apresentar o seu livro de reclamações sempre que assim se justificar e lhes for solicitado.

Para o Rio Paiva, todas as empresas são obrigadas possuir:

- Alvará de Empresa de Animação Turística ou Licença de Operador Maritimo Turistico
- Licença de utilização de recurso hídrico.


Aos que efectuarem a descida, muito boa sorte.

Cumprimentos
Margarida

PS. Boa sorte e felicidades para o vosso projecto! É claro e evidente que tem "pernas para andar".


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 01 jun 2008 00:22 
Desligado
Coordenadores
Avatar do Utilizador

Registado: 03 nov 2005 02:10
Mensagens: 2810
Localização: Lisboa e Caldas da Rainha/Portugal
ABarros Escreveu:
Margarida260 Escreveu:
....

Viva Margarida,

Após leitura do “post” e atendendo quer ao teor do mesmo quer à estrutura da informação dos Rituais, é meu parecer que esta tomada de posição deveria ter sido colocada no Forum “Técnica - Geral” em virtude do conteúdo ser extensivo e generalizável a todas as actividades que são reguladas por instrumentos legais, caso contrário transparece para o leitor um sentimento persecutório sobre este tópico, ao qual certamente não se aplicará.

Cumprimentos


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal