Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 20 set 2018 18:27

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 10 dez 2005 00:30 
Desligado
Coordenadores

Registado: 03 nov 2005 00:40
Mensagens: 440
Localização: Para lá do horizonte...
O viajante em autonomia tem, na maioria das vezes, que contar apenas consigo e com os seus companheiros de viagem.

Ao contrário de um programa de férias “tradicional”, este tipo de viajante tem frequentemente que gerir situações com que não contava. E nesses casos, quem estiver melhor preparado, resolve as contingências da forma mais fácil.

E como é que se faz esta preparação? A “melhor forma” não existe!


Imagem

O que se pode e deve fazer é tentar criar deliberadamente as situações mais comuns com que se pode vir a deparar em viagem.

Faça-o primeiro em ambiente que lhe seja familiar e assim, de uma forma suave e divertida, vai aprendendo como deve reagir quando se deparar com as situações.

Uma boa prática é tentar juntar um grupo de pessoas dispostas a fazer consigo este tipo de actividade. As pessoas, com as suas diferenças e diversidade de vivências, quando interagem, aprendem umas com as outras.


É por isso que criámos uma actividade a que chamámos “Fins-de-semana de Sobrevivência”.

Já fizemos várias destas actividades, juntando pessoas do Núcleo de Grandes Expedições do Forum-TT.

Estivemos na Serra da Lousã onde fomos testar a nossa condição física e conhecimentos de orientação. Iniciámos essa actividade logo com uma boa subida, pelo meio do mato, em que dificilmente víamos onde púnhamos os pés. Mas o convívio à noite, à luz da fogueira, foi suficientemente retemperador para podermos continuar no dia seguinte pelas encostas da serra.

Depois fomos para as Dunas de São Jacinto, para vermos como nos comportávamos na areia. Nessa altura a Ria de Aveiro estava calma e na praia só havia pescadores. O primeiro dia estava solarengo e alguns sentiram nas pernas, os efeitos de caminhar descalço na areia. Terminámos o dia entre dunas, a jantar à luz da fogueira e aí dormimos. Mas às quatro da manhã a chuva surpreendeu-nos nos sacos-cama e uma vez mais, aprendemos sobre a melhor forma de utilizar o equipamento.

Voltámos à Serra da Lousã para melhorar os nossos conhecimentos de orientação em bosque fechado. Vimos veados e corsas e também um javali. E à noite, enquanto dormíamos num dos mais cerrados bosques da região, vimos um lobo que se aproximou para nos “conhecer”, mas que acabou por não ficar para o pequeno-almoço. Terminámos numa das mais emblemáticas aldeias serranas, a tomar banho num tanque de água.

Imagem
O equipamento é ao gosto de cada um

Veja agora o que se seguiu e o que está para vir...


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal