Rituais

Para lá do horizonte
Data/Hora: 20 out 2018 15:13

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 27 out 2011 17:07 
Desligado
Dinamizadores

Registado: 30 dez 2005 23:48
https://picasaweb.google.com/euquim/201 ... directlink

Reportagem fotográfica duma viagem todo-terreno pela Grécia, Albânia, Macedonia e... porque ainda tempo tinha, França e Espanha.

Quando circulo por todo-terreno gosto de ‘pegar e não largar’, quero dizer, gosto de realizar um percurso contínuo, sem saltos, só o largando, entrando em estrada principal, para regressar (1).
Infelizmente na Albânia tal não foi possivel; devido à pobreza das infraestruturas rodoviárias e a um sistema montanhoso muito agreste e escarpado por onde era muito dificil construir caminhos. Várias vezes a pista passou a caminho de mulas, que é um meio de transporte ainda muito usado, ou, se transformou num caminho de sulcos profundos onde o Toyota Hilux se arriscava a ficar com o chassi assente na lomba central e com as quatro rodas no ar, devido à passagem frequente de antiquíssimos camiões 4x4, de grandes rodas, carregados de lenha (marca IFA, fabricados na antiga RDA – Alemanha de Leste). Várias vezes tive que ligar o bloqueio integral do diferencial traseiro, nomeadamente para saír de situações complicadas de cruzamento de eixos. Os caminhos de uma maneira geral eram tão maus e íngremes que, frequentemente, tinha que circular ‘a passo’.

A Grécia, Albânia e Macedonia, têem em comum serem muito montanhosos, e o que mais realça, em termos geográficos, cada um deles, é: a esplêndida costa marítima e praias idílicas da Grécia; as montanhas espetaculares da Albânia; as lindíssimas e extensas florestas da Macedonia!

Bem, nesta coisa das viagens, como dou importância à gastronomia, realço também: os esplêndidos bolos regionais, as compotas e o iogurte, da Grécia; o sabor das frutas, legumes e carne, da Albânia (que saudades do tempo em que em Portugal também os produtos comestiveis eram criados naturalmente em hortas e pastos); o vinho da Macedonia!

Ainda me sobrou tempo para realizar um pequeno percurso TT por França e Espanha, ao longo das montanhas dos Pirinéus, que é uma região muito bonita atrativa.!

Termino dizendo que, como de costume, o Toyota se portou muito bem... mas as minhas costas, esqueci-me de levar cinta, levaram uma grande tareia na Albânia.

(1) Na verdade as estradas de ligação que fui obrigado a tomar estavam em tão mau estado, estreitas e eram tão sinuosas, acompanhando o ondulado das montanhas, que bem se poderiam considerar como percurso TT. Imaginem as estradas em Portugal à cinquenta anos atrás!

A conhecer o mundo, a interpretar a vida!

Quim

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: